Uso do tabaco cai ao redor do mundo, aponta relatório da OMS

Por Portal Opinião Pública 18/01/2024 - 11:00 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Um estudo divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o número de adultos que são usuários de tabaco tem diminuído nos últimos anos. Segundo o relatório da entidade, um em cada cinco adultos faziam uso da substância ou de seus derivados em 2022 – quando os dados foram colhidos. À título de comparação, estima-se que no ano 2000, um a cada três maiores de idade eram tabagistas.

Ainda no relatório, a organização aponta que cerca de 150 países têm apresentado números satisfatórios com relação ao combate ao tabagismo e destaca o Brasil, ao lado da Holanda, como as nações que mais têm feito progressos nessa área. De acordo com a OMS, a redução de consumo do tabaco no Brasil é de cerca de 35% desde 2010, enquanto a Holanda está prestes a atingir a diminuição de 30% no mesmo período.

A entidade também aponta que, no momento, o sudeste asiático é a região com maior incidência no uso do tabaco, com 26,5% da população fazendo uso da substância, seguido da Europa, onde 25,3% da população é tabagista. Entretanto, a projeção da organização mostra que, pelo menos na Europa, há uma tendência de redução no consumo e espera-se que até 2030, cerca de 23% da população seja usuária de tabaco.