Editorial – Cuidado com os golpes

Por Portal Opinião Pública 25/01/2024 - 15:11 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Cada vez mais comuns, os golpes virtuais andam tirando o sono de muita gente em todo o Brasil. São muitas as pessoas que relatam já terem caído, ao menos, uma vez em algum tipo de fraude, das mais simples às mais elaboradas.

Grande parte dos golpes aplicados atualmente são financeiros. Prêmios falsos que pedem o depósito de um valor para retirá-lo; investimentos duvidosos em criptomoedas ou esquemas para multiplicar seu patrimônio; venda de produtos por preços exorbitantemente baixos; e até mesmo falsos pedidos de empréstimos de amigos ou familiares são alguns dos prediletos dos bandidos.

Porém, há também aqueles que buscam informações sobre a vítima, sejam elas virtuais (para acessar contas bancárias ou redes sociais) ou reais, para elaborar as fraudes que podem ser aplicadas de maneira mais específica.

Por isso, é importante sempre se manter atento às pistas que podem indicar possíveis golpes e, principalmente, proteger bem as informações que você usa na internet, bem como não as repassar a ninguém via internet. Só assim é possível se manter longe de problemas.