Para impedir uso por crianças, Reino Unido quer banir vapes descartáveis

Por Portal Opinião Pública 01/02/2024 - 10:55 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução Racool_studio

O governo britânico anunciou, nesta segunda-feira (29), o banimento da venda de vapes descartáveis. De acordo com informações da agência Reuters, o primeiro-ministro Rishi Sunak comunicou o país sobre a proibição e também em relação a possível criação de uma lei que impeça a compra de tabaco por jovens. O objetivo das medidas é afastar crianças e adolescentes do uso destes itens.

Segundo a agência de notícias, entre as medidas que deverão ser adotadas no país estão a exigência de que os vapes sejam comercializados em embalagens simples, para não chamar a atenção de crianças, e também o controle nas opções de sabores do item.

Em outubro do ano passado, o governo britânico já havia sinalizado com a possibilidade de realizar uma consulta popular para apresentar um plano de controle no comércio do item aos jovens, após o caso envolvendo a menina Sarah Griffin, de 12 anos, ganhar repercussão. A garota, que sofre de asma, ficou quatro dias internada em coma induzido, depois de apresentar problemas respiratórios pelo uso frequente do produto. As informações são da BBC.

De acordo com informações da BBC, no ano passado, o número de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos que já provaram vape no Reino Unido cresceu cerca de três vezes entre 2020 e 2023, sendo que estimativas mostram que um a cada cinco jovens nesta faixa etária já experimentaram o produto.