Editorial – Big Brother da vida real

Por Portal Opinião Pública 01/02/2024 - 14:42 hs
Foto: Reprodução / palmeiras.com.br

Que a tecnologia tem seus prós e contras, todos sabemos. Mas uma história ocorrida na última semana, mostrou que os novos aparatos modernos, se bem utilizados, são sempre muito úteis para a sociedade. Funcionando há cerca de um ano, o sistema de reconhecimento facial do Palmeiras – utilizado para facilitar a entrada de torcedores nos jogos – ajudou que a polícia prendesse, entre outras pessoas, um traficante foragido por três anos.

Tudo aconteceu em meio a partida entre a equipe da capital e a Inter de Limeira, no moderno estádio. Segundo informações do portal GE, o sistema de biometria facial da arena palmeirense ajudou a identificar 48 pessoas procuradas pela justiça, sendo que 39 delas foram presas na oportunidade pelas mais diversas infrações, como roubo, atraso no pagamento da pensão alimentícia e, entre eles, o traficante internacional que vinha sendo procurado.

Algo inusitado, mas que deve se tornar recorrente, devido ao avanço da tecnologia. Segundo a Lei Geral do Esporte, a partir de 2025, o reconhecimento facial será obrigatório para que torcedores entrem em estádios. E outros locais já vêm implantando este método para outras áreas.

Em tempos de Big Brother, a verdade é que, cada vez mais, parecemos viver em uma enorme edição do reality show que ainda faz sucesso no país. Porém, neste caso pelo menos vimos uma boa aplicação destes novos meios de monitoramento.