Editorial – Que comece o ano

Por Portal Opinião Pública 22/02/2024 - 11:52 hs
Foto: TSE / Reprodução

O Carnaval passou. E agora, como costumamos dizer nós brasileiros, enfim o ano começou para valer. Um ano muito importante, diga-se de passagem, porque todas as cidades do país irão, em outubro, às urnas para decidirem seus futuros nos próximos quatro anos nas eleições municipais.

As movimentações visando o pleito de 2024 já começaram e devem, nos próximos meses, se intensificar, com políticos mudando de partidos e novos filiados chegando às legendas. As confirmações de pré-candidaturas também estão a todo vapor, com muitas siglas apresentando seus possíveis concorrentes às prefeituras e à vereança.

E aos eleitores, é essencial frisar a importância de se inteirar cada vez mais sobre o cenário político de sua cidade. Quem planeja concorrer, o que os políticos ainda em mandato têm feito e quais deles buscarão a reeleição, o que pensam os possíveis postulantes, que a partir de agosto – assim que confirmados de fato como candidatos – sobre a cidade e as demandas da população, enfim, pesquisar tudo o que for possível para embasar sua escolha.

Lembrem-se: ao escolher o prefeito e os vereadores que representarão a maioria, estaremos traçando parte da história de onde vivemos. Por esse motivo, a escolha precisa ser feita com muito critério e consciência, já que ela afetará não apenas as nossas vidas, mas de todo um povo.