Quem realmente se interessa pelas pautas da Educação?

Por Portal Opinião Pública 14/03/2024 - 12:21 hs
Foto: Divulgação

Cida Maia - vereadora em Mauá

Aqueles que realmente se interessam pelas pautas da educação, sabem que tais questões estão presentes no plano municipal, estadual e nacional da Educação. Algumas destas pautas são as escolas públicas bem estruturadas, orçamento, política de valorização salarial dos professores e demais profissionais, vagas em creches, distribuição de kits de material e uniforme, merenda de qualidade, projeto político pedagógico democrático, oferta de educação de jovens e adultos, entre outros.

Quando tratamos sobre os Planos Municipais, Estaduais e Nacionais da Educação (PME-PEE- PNE), é preciso lembrar que os planos estão completando dez anos e, portanto, serão reconstruídos com base na escuta de toda sociedade. É uma importante oportunidade para evidenciarmos os problemas, propor soluções e metas a serem alcançadas até 2034.

Novamente, a educação pública que queremos para os próximos dez anos será debatida e construída coletivamente. Reconhecer a importância da nossa participação nesse processo é entender que temos o dever social de debater, propor e acompanhar as ações e metas necessárias para melhorar tudo que envolve os processos de ensino-aprendizagem. Pois, como diz o próprio nome “um plano de educação”, seja ele municipal, estadual ou nacional, não pode ficar no papel. Digo isso, pois ao conhecer o que foi debatido e deliberado, evitamos o uso de uma pauta tão importante para o futuro da nossa nação por pessoas que sequer conhecem as entrelinhas não só do cotidiano das escolas, mas também do que a sociedade espera da educação, pois infelizmente, é recorrente no meio político o debate sobre questões relacionadas a educação para fins meramente eleitorais.

Quem realmente se interessa pelas pautas da educação só debate ela em ano de eleição? Essa é a pergunta e reflexão que devemos fazer quando percebemos pessoas se utilizando das pautas da educação, principalmente da educação pública, com o intuito de ganhar visibilidade eleitoral.