Democracia e Liberdade

Por Portal Opinião Pública 28/03/2024 - 11:09 hs
Foto: Divulgação

Olivier Negri Filho

No dia 31/03, completar-se-ão 60 anos do golpe civil-militar que impôs a cruel Ditadura por 21 anos em nosso país, rasgando a Constituição e com a força exercida pelos militares e o apoio de importantes grupos empresariais e bancários. Os EUA, devido à Guerra Fria e ao embate contra o comunismo/socialismo, tendo como grandes expoentes a União Soviética e a China, obviamente apoiaram o golpe e foram além, instrumentalizando as forças reacionárias, inclusive com técnicas de tortura, entre outras atrocidades.

Sobre o assunto, é possível escrever milhares de páginas, mas por ora compartilho minha própria experiência: Aos 18 anos, fui sequestrado, preso e torturado (inclusive no pau de arara); meu pai também foi preso e torturado; minha mãe e minhas irmãs, Margareth e Elizabeth, sofreram torturas psicológicas constantes durante os 90 dias em que estive detido. Importante salientar que dezenas de amigos meus aqui de Mauá também foram submetidos a esse tratamento brutal, inclusive com a morte de Raimundo Eduardo da Silva, jovem negro, estudante e trabalhador, que era presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Zaira.

A democracia é uma flor delicada que, se as pessoas que nela acreditam não cultivarem com atenção e carinho, forças reacionárias se organizarão para esmagá-la, como quase aconteceu no dia 08/01/2023. Escrevi um livro com a pretensão apenas de ser um lembrete do que pode-se esperar daqueles que não concordam em perder a liberdade e que acreditam na Constituição e na democracia.

No dia 6 de abril, das 16h às 18h, estarei no saguão do Teatro Municipal de Mauá, com amigos e familiares para esse lançamento, e você, obviamente, que compartilha dos meus ideais, é muito bem-vindo.