Gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT) reduz em 84% a fila de espera por fisioterapia

Por Portal Opinião Pública 09/04/2024 - 15:41 hs
Foto: Diego Barros-PMM / Divulgação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que a cada dez pessoas no planeta, ao menos três são acometidas por alguma dor crônica. Pensando em atender os pacientes que convivem com esse incômodo, a gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT) criou, em agosto de 2023, o CTD (Centro de Tratamento de Transtornos da Dor Crônica). Esse trabalho tem apresentado resultados positivos de maneira progressiva. Por exemplo, a fila por fisioterapia foi reduzida em 84% e o tempo de espera que era de dois anos passou a ser de dois meses e continua diminuindo à medida que o CTD realiza as ações. A experiência desenvolvida em Mauá, que já realizou 816 atendimentos, foi inscrita e aprovada para ser apresentada num congresso sobre o tema na Holanda, no próximo mês de agosto. 

No último sábado (6), nas dependências do CER (Centro Especializado em Reabilitação), cerca de 30 pacientes com encaminhamento para fisioterapia tiveram acesso ao tratamento inovador com a técnica do ReLP (Reload Proprioceptivo), que visa otimizar a funcionalidade corporal, por meio de estímulos específicos e áreas-alvo do corpo, que promove a reorganização do sistema nervoso central e melhorando a resposta memorial e sensorial. “A aplicação serve para uma ampla gama de condições que levam à dor crônica, desde disfunções posturais, até neuropatias, distúrbios de movimentos e recuperação de lesões neuromusculares”, explica Letícia Perez, gerente do CER.

Os resultados podem variar de um caso para o outro, mas muitos pacientes relatam melhorias já nas primeiras sessões. Na maioria dos casos, o tratamento não se encerra apenas com essas ações pontuais, mas ele continua aliado ao “Viver Bem”, programa da Prefeitura que oferece gratuitamente exercícios de baixo impacto como ginástica, pilates e alongamento — a pacientes das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de trabalhar a prevenção contra doenças, estimulando a qualidade de vida e ajudando na reabilitação. Aproximadamente 2.600 pessoas participam do programa atualmente.

O trabalho do CTD criado em Mauá vai além das oficinas realizadas com pacientes no CER, sendo ampliado com a capacitação de servidores das áreas da fisioterapia, enfermagem, educação física e farmacologia. Sendo assim, a iniciativa se tornou uma alternativa aos casos que necessitem de fisioterapia e possuem dores crônicas, pois o próprio fisioterapeuta da UBS pode se utilizar da técnica ou encaminhar ao profissional que está no território e realizou a formação.

O CTD da Prefeitura de Mauá é uma parceria firmada com o fisioterapeuta Yujiro Abe, popularmente chamado de 'Doutor da Dor', que desenvolveu no Japão uma técnica conhecida como neuroterapia, direcionada ao combate de um dos males que mais causam sofrimento na população: a dor crônica.

“Há algumas décadas havia o pensamento de que a incidência da dor crônica era maior na população idosa, mas tal condição tem potencial para se desenvolver mais rapidamente nas pessoas mais jovens”, explica Abe, fisioterapeuta, mestre em Ciências Odontológicas pela USP (Universidade de São Paulo) e doutorando em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Segundo estudos breves na população atendida em Mauá, e apresentados por ele, as regiões do corpo onde há mais diagnósticos dos transtornos crônicos dessas dores estão a lombar (24%), ombros (23%) e joelhos (18%), mas tendem a aumentar de acordo com o avanço dos atendimentos.