Editorial – Prazo se encerrando

Por Portal Opinião Pública 25/04/2024 - 14:45 hs
Foto: TSE / Reprodução

Termina em duas semanas, no dia 8 de maio, o prazo para que os eleitores regularizem sua situação diante da Justiça Eleitoral. Desta forma, se você possui algum tipo de pendência de eleições passadas, ou se deseja mudar seu domicílio eleitoral, é melhor correr para se colocar apto a exercer seu direito em outubro.

Não é necessário dizer o quão importante são as eleições e como elas irão influenciar a vida de todo o país. Todos os municípios do Brasil irão às urnas neste ano para eleger os prefeitos e vereadores que os comandarão nos próximos quatro anos. Ou seja, tudo o que for decidido para a cidade neste período, será obra das decisões que tomaremos.

Por esse motivo é que precisamos estar em dia com nossas obrigações. E comparecer às urnas nas eleições acaba sendo uma delas. Por mais que a política possa decepcionar os cidadãos, ela ainda é um dos meios de promovermos as mudanças que julgamos necessárias para as cidades, estados e o país. E ela é também a maneira de expormos nossas ideias e posições dentro de um ambiente democrático, em que vence aquele que consegue convencer a maioria de que seus projetos são os melhores.

Assim, temos que ao menos cumprir a nossa parte, mantendo nossa situação eleitoral regularizada, pois a democracia só funciona quando todos contribuem para isso. E ela é fundamental para que nossos direitos sejam garantidos. A eleição é um assunto sério e precisamos tratá-la como tal, para não nos arrependermos no futuro.