Escritor mauaense Edilson Madureira lança obra na 27ª Bienal Internacional do Livro

Por Portal Opinião Pública 19/09/2024 - 14:51 hs
Foto: Divulgação
Escritor mauaense Edilson Madureira lança obra na 27ª Bienal Internacional do Livro
Edilson Madureira (sentado à direita) deverá lançar parte final da trilogia em 2025

O escritor, autor e memorialista mauaense Edilson Madureira participou de uma tarde de autógrafos, no último dia 8 de setembro, durante a 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, maior e mais importante evento literário do país, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi. Recentemente, Madureira – que esteve no estande da Drummond Livraria - lançou a segunda parte da trilogia “Conspiração Corpus Christi”, obra de sua autoria.

O lançamento inédito da segunda parte da obra, intitulada “Tropa de Elite Aranhas Negras”, ocorreu em 21 de maio, em Mauá, pela editora Letras do Pensamento, sediada na cidade. Além disso, a primeira parte da obra, "Conspiração Corpus Christi – Por um instante a mais – Parte I" foi relançada em primeira edição pela Editora Letras do Pensamento. Já o encerramento da trilogia ocorrerá com o livro "Conspiração Corpus Christi – Operação Chechênia – Parte III", previsto para ser lançado em 2025. Madureira tem como editor Claudio P. Freire.

Para o próximo ano, o escritor também pretende lançar, como memorialista, o livro “Memórias Mauaenses – De Pilar a Mauá pelas trilhas dos Tupiniquins – Volume 1”, obra inédita que buscará trazer a história do município, desde a formação do povoado de Pilar. No livro, serão descritos momentos históricos da cidade, como a chegada do Visconde e Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, fundador da Estrada de Ferro São Paulo Railway Company (que interliga os municípios de Santos e Jundiaí, passando por Mauá e outras cidades); a transformação como distrito de Mauá (inicialmente pertencente à São Bernardo do Campo e posteriormente à Santo André); o surgimento do Movimento Emancipacionista, que elevou o distrito a tornar-se município, desvinculando-se do domínio de Santo André; as primeiras legislaturas Executiva e Legislativa; o surgimento de bairros como o Jardim Zaíra e o Parque das Américas, dois dos mais populosos da cidade; além dos principais marcos históricos, preciosos bens tombados e instituições de extrema importância para Mauá, e outros textos e referências históricas de grande relevância.

Atualmente, o livro “Memórias Mauaenses – De Pilar a Mauá pelas trilhas dos Tupiniquins – Volume 1” encontra-se em período de preparação. 

Quem é Edilson Madureira? 

Nascido em São Paulo, no dia 21 de maio de 1967, Edilson Antônio Madureira reside em Mauá desde criança. Filho do advogado e ex-vereador na cidade, Lúcio Antonio Madureira, e de Olinda Ferracini Madureira, o escritor é divorciado, tem dois filhos (Emily e William), uma neta (Ana Clara), e é formado como técnico de Contabilidade. Profissionalmente, atua nas áreas administrativa, financeira e de administração de pessoal, além de carregar passagens por empresas do segmento público e privado.