São Paulo decreta estado de emergência por dengue em todo território paulista

Por Portal Opinião Pública 20/02/2025 - 10:25 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Foi decretado, na manhã desta quarta-feira (19) em São Paulo, situação de emergência por dengue em todo o estado. O comunicado foi feito pelo secretário de Saúde, Eleuses Paiva, e leva em consideração a grande incidência da doença em todo o território paulista.

A expectativa é de que novas medidas de enfrentamento a doença possam ser adotadas no estado, com maior agilidade. Atualmente, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o estado possui uma incidência de casos de 279 para cada 100 mil habitantes. A taxa se aproxima do que poderia ser considerada uma epidemia da doença, que seria de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

De acordo com dados do painel da dengue do Estado de São Paulo, até a manhã desta quarta-feira, 124.038 casos da doença haviam sido confirmados no território paulista, com 270 episódios graves e 113 óbitos no ano. Já as regiões de São José do Rio Preto e de Araçatuba são as com maior índice de casos, com 37.580 e 16.325, respectivamente. Ainda foram confirmadas 36 mortes na região de São José do Rio Preto e 12 nos arredores de Araçatuba. 

Ações em Mauá 

Em Mauá, fiscais da Secretaria de Saúde continuam realizando ações de prevenção à Dengue e outras arboviroses, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela pelos bairros da cidade. No fim da última semana, a Secretaria de Saúde montou uma tenda na Avenida Presidente Castelo Branco, em frente à sede da Defesa Civil, no Jardim Zaíra, para abordar e orientar a população sobre a importância do combate à dengue. A iniciativa contou com maquetes educativas para ilustrar os principais focos do mosquito Aedes aegypti e ensinar medidas preventivas. Já Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, gerentes e membros da Coordenação da Atenção Básica estiveram na Estrada do Carneiro, no Jardim Elizabeth, com intuito de também orientar a população local sobre os riscos das doenças e como fazer a prevenção.

De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Saúde, cada Unidade Básica de Saúde (UBS) realizará uma ação intensiva por mês, totalizando 23 mobilizações mensais. Entre as atividades planejadas estão palestras em escolas e associações comunitárias, apresentações teatrais, visitas a pontos estratégicos e abordagem casa a casa em áreas que não são cobertas diretamente pelas UBSs. A ação ganhou o título de “Projeto Dia D no Território” e já foi realizada na região da Vila Assis Brasil e do Jardim Kennedy.