Residentes médicos celebram formatura em Mauá

Por Portal Opinião Pública 27/02/2025 - 11:59 hs
Foto: Diego Barros-PMM / Divulgação
Residentes médicos celebram formatura em Mauá
Novos profissionais fizeram residência no Hospital Nardini, onde se prepararam para atuar no SUS

Onze médicos residentes, que concluíram sua especialização no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, comemoraram a formatura no curso na última sexta-feira (21), em Mauá. A cerimônia foi realizada no campus da Uninove e reuniu na plateia familiares, professores e profissionais da área, e também autoridades municipais, como o vice-prefeito Juiz João (PSD), representando o prefeito Marcelo Oliveira (PT), o diretor geral do Hospital Nardini, Dr. Paulo Rogério, e representantes de todas as áreas da Saúde.

Os médicos formados fizeram parte do programa de residência médica de Mauá, implantado no município em 2014, e que oferece formação nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria e psiquiatria. Durante dois a três anos, os residentes passam por um intenso treinamento em serviço, sempre acompanhados por profissionais experientes, garantindo assim um atendimento de qualidade à população. A Prefeitura faz o acompanhamento, por meio da Gerência de Educação Permanente, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, que além disso, ajuda na organização do estágio nos serviços de saúde.

Na cerimônia, o Juiz João parabenizou os formandos e também a equipe que contribuiu com essa formação. "É com grande satisfação que participo dessa cerimônia que marca a conclusão de uma etapa e o início de uma outra, na vida desses profissionais. Eles que se dedicaram tanto ao Hospital Nardini, por meio dessa importante parceria entre a Uninove e a Prefeitura, mantida na gestão do prefeito Marcelo Oliveira. A equipe do hospital também merece a consideração por dar suporte nesse momento da vida deles. Esses 11 médicos, com certeza, receberam todo o conhecimento para que possam trabalhar de maneira humanizada, graças a essa vivência no SUS. Desejamos muito sucesso a todos nessa nova etapa", disse o vice-prefeito.

Já os novos médicos consideraram a experiência em Mauá transformadora. Marcelo Luiz Mauad Junior, residente em cirurgia geral, veio de Goiás para se especializar e compartilhou sua gratidão pela acolhida na cidade e no Hospital Nardini. Ele ressaltou a importância do trabalho realizado na instituição e destacou os desafios enfrentados pela equipe. “O Nardini é um hospital geral, mas frequentemente recebe casos mais complexos e a equipe se desdobra para oferecer o melhor cuidado possível”.

O compromisso dos residentes vai além da formação técnica. Eles vivenciam a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) e aprendem, na prática, a lidar com os desafios diários da rede pública. “No Nardini, enxerguei uma grande capacidade técnica e humana. O maior aprendizado que eu tive aqui, com certeza, é nunca desistir do paciente”, comentou Marcelo.

Os médicos formados na turma representam nove estados do Brasil: Goiás e São Paulo tiveram dois representantes cada. Já os outros formandos eram de Roraima, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.