João Fonseca deverá participar de torneios Masters 1000 em março

Por Portal Opinião Pública 27/02/2025 - 12:58 hs
Foto: Reprodução / Instagram @joaoffonseca

Vindo do primeiro título na carreira em nível ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e de uma eliminação na primeira rodada do Rio Open, o brasileiro João Fonseca deverá jogar os dois primeiros torneios de Masters 1000 da temporada. O tenista carioca já figura entre os nomes que participarão de Indian Wells, na Califórnia, e do Miami Open, na Flórida, e também se inscreveu para a disputa de um Challenger. As competições acontecem em março.

O primeiro desafio de Fonseca no próximo mês será em Indian Wells, que acontece entre os dias 5 e 16 de março. O sorteio das chaves acontece no próximo dia 3. A competição, que acontece na quadra dura, marcará sua segunda participação em torneios deste nível. A primeira aconteceu no ano passado, quando o carioca foi convidado para jogar a chave principal do Masters 1000 de Madri. Na oportunidade, o tenista de então 17 anos, venceu o americano Alex Michelsen, na primeira rodada, mas acabou derrotado logo na sequência pelo britânico Cameron Norrie.

Caso seja eliminado ainda nas rodadas iniciais na Califórnia, o brasileiro deverá seguir para o Challenger 175 de Phoenix, torneio de nível menor em relação aos da ATP. Neste ano, Fonseca já foi campeão de uma competição semelhante, o Challenger de Camberra, no início do ano. O campeonato aconteceu antes do Australian Open, onde o brasileiro eliminou o russo Andrey Rublev, na época top 10 do ranking, na primeira rodada.

Já na segunda metade do mês, entre os dias 16 e 30 março, o tenista carioca entrará em ação no Miami Open. Em 2024, Fonseca recusou um convite para participar da competição, focando seus esforços nas disputas de Challengers para ganhar mais experiência no circuito. Entretanto, com os bons desempenhos recentes, o brasileiro parece mais pronto para encarar os novos desafios.

Nesta semana, Fonseca apareceu na 78ª posição do ranking da ATP, perdendo 100 pontos que precisava defender no Rio Open e 10 posições em relação à semana passada, quando atingiu a melhor marca da carreira após o título no ATP 250 de Buenos Aires. Por outro lado, ele terá a chance de somar mais pontos nas competições do mês.