Servidores da Assistência Social de Mauá recebem curso de LIBRAS para atendimento inclusivo

Por Portal Opinião Pública 13/03/2025 - 10:57 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Servidores da Assistência Social de Mauá recebem curso de LIBRAS para atendimento inclusivo
Primeira turma é formada por cerca de 20 alunos que atuam em equipamentos públicos

A Prefeitura de Mauá iniciou, nesta segunda-feira (10), uma ação especial voltada aos servidores municipais da Secretaria de Assistência Social. Trata-se da primeira turma do curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). A capacitação busca aprimorar a comunicação entre os profissionais e as pessoas com deficiência auditiva que utilizam os serviços públicos do município. O objetivo é proporcionar um atendimento mais humanizado e inclusivo.

São cerca de 20 alunos que atuam diariamente em equipamentos como Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Central do CadÚnico e a própria sede da Secretaria de Assistência Social. O curso é ministrado três vezes por semana e terá duração de um mês. Essa é a primeira turma, e a expectativa é que uma nova turma seja iniciada em junho.

Segundo a secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, a inclusão deve ser uma prioridade em todos os setores do serviço público, respeitando o princípio da equidade, que possibilita que todos, mesmo com suas diferenças, possam ter as mesmas possibilidades de acesso a benefícios. “Com essa capacitação, estamos garantindo que nossos servidores da Assistência Social estejam preparados para atender com mais sensibilidade e respeito as pessoas com deficiência auditiva. É um passo importante para tornar Mauá uma cidade mais acessível e acolhedora", garantiu.

As aulas são ministradas por Rosana Borogan, tradutora e intérprete de LIBRAS, contratada em 2024 como efetiva da Secretaria, e incluem conteúdos teóricos e práticos, abordando desde o alfabeto, até diálogos básicos que facilitam a interação no ambiente de trabalho. Os participantes também terão acesso a material didático para reforçar o aprendizado.