Editorial - Boa iniciativa

Por Portal Opinião Pública 17/04/2025 - 11:56 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Nesta semana, a Fundação do Câncer lançou uma importante e necessária campanha. Chamada “Vape Mata”, a peça publicitária visa mostrar ao público – principalmente aos jovens de 15 a 24 anos – os perigos na utilização dos chamados vapes, os populares “cigarros eletrônicos”.

A propaganda utiliza uma estética voltada para atrair a atenção das pessoas desta faixa etária – que segundo dados representam 70% do público que utiliza tais dispositivos – e conta com a participação de influenciadores, especialmente do mundo dos games, para de fato chamar a atenção a um problema cada vez mais grave. No Brasil e em várias partes do mundo, muitos jovens estão desenvolvendo problemas sérios de saúde e indo a óbito pelo uso abusivo dos vapes.

Obviamente a iniciativa é ótima para introduzir uma discussão que precisa ser levada bastante à sério, mostrando a quem se utiliza destes dispositivos todos os riscos que eles trazem e buscando dissuadir os usuários dos “cigarros eletrônicos” deste hábito. Ainda assim, é necessário que outras ações sejam tomadas, para impedir o acesso fácil a tais produtos.

Mesmo que sejam proibidos no Brasil, é muito fácil achar e adquirir vapes dos mais variados tipos. Desta forma, é necessário criar mecanismos de fiscalização que impeçam a comercialização destes produtos. Pela internet, por exemplo, já foram excluídas, entre 2024 e 2025, mais de 10 mil páginas que vendiam vapes. Entretanto, há muitos comércios que os disponibilizam e essa prática precisa ser avaliada.

Tomara que a campanha possa conscientizar o público sobre os malefícios dos “cigarros eletrônicos” e que novas ações para endurecer a comercialização destes objetos sejam bem-sucedidas, antes que esse problema se torne algo ainda maior.