Mauá inicia limpeza do Rio Tamanduateí entre o Parque Boa Esperança e o Jardim Miranda

Por Portal Opinião Pública 17/07/2025 - 10:31 hs
Foto: PMM / Divulgação
Mauá inicia limpeza do Rio Tamanduateí entre o Parque Boa Esperança e o Jardim Miranda
SSU tem utilizado maquinário para fazer a limpeza do leito e das margens do Tamanduateí em ação

Secretário Leandro Dias afirma que iniciativa busca prevenir alagamentos e reforçar a segurança para os moradores da região 

A Prefeitura de Mauá iniciou na última semana a limpeza e o desassoreamento do Rio Tamanduateí. A primeira ação executada compreende o trecho que corta os bairros Parque Boa Esperança e Jardim Miranda, com o objetivo de prevenir alagamentos e melhorar o escoamento da água ao longo do córrego, levando assim mais segurança aos moradores da região. O serviço é conduzido por equipes da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos).

Ao Jornal Opinião Pública, o secretário da SSU, Leandro Dias, ressaltou que a iniciativa faz parte de um planejamento da administração mauaense pensando justamente em se antecipar ao período de chuvas, que comumente acontece nos meses de verão. O serviço, entretanto, também é visto como importante para evitar danos na região, caso chuvas de maior intensidade caiam sobre a cidade nos próximos meses.

“O planejamento na secretaria é contínuo. Nós estamos no meio do ano e queremos chegar na época de chuvas com a situação melhor equacionada, do ponto de vista da limpeza, zeladoria e da manutenção urbana. E a limpeza dos córregos é essencial para que tenhamos menos problemas como enchentes e alagamentos. Então, esse planejamento é continuo e permanente”, explicou o responsável pela pasta, que já havia pontuado, anteriormente, a intervenção como algo essencial no cuidado com a infraestrutura urbana.

“Esse trabalho é fundamental para manter a vazão do rio e evitar transbordamentos que historicamente atingem essa área da cidade. Estamos atuando com planejamento, ouvindo a comunidade e antecipando possíveis problemas”.

Para a realização do serviço, as equipes que trabalham no local têm utilizado escavadeiras hidráulicas e outros equipamentos para remover resíduos sólidos, entulho e excesso de vegetação das margens e do leito do rio. A previsão é que a limpeza seja concluída nas próximas semanas.

“Buscamos melhorias o tempo todo. Primeiro, nós fazemos a nossa parte com a limpeza das margens, o desassoreamento quando necessário, a retirada do entulho e lixo, a capinação das margens... e sempre pedindo para que a população contribua não jogando lixo no rio, pois isso acaba contribuindo para que haja o entupimento das vias para a água fluir, causando enchentes e outros problemas”, lembrou o secretário, ressaltando que o monitoramento em pontos mais críticos será contínuo. Dias ainda pediu a colaboração da população no cuidado não apenas com o Rio Tamanduateí, mas também com outras áreas do município.

“Pensamos nisso (em pedir a contribuição dos munícipes) para toda a cidade, não só do ponto de vista dos córregos, mas também das bocas de lobo, das vias públicas, da própria calçada dos moradores, evitando o descarte irregular de lixo e de entulho”.

Ainda de acordo com o secretário, outros córregos que cortam a cidade deverão receber o mesmo tipo de atenção ao longo das próximas semanas. “Onde há rio e córregos, há uma observação da Prefeitura dia após dia e dentro de nossas capacidades, vamos atuando nos lugares que estão com mais necessidade. Observando cada realidade, temos um planejamento traçado para atingir toda a cidade. Monitoramos todo córrego e rio e intervimos na medida do possível, de acordo com as normas ambientais e as autorizações necessárias para fazermos a limpeza”, contou.

Por fim, Dias destacou as conversas constantes com o prefeito Marcelo Oliveira (PT) sobre as ações de zeladoria na cidade, na busca por alinhar os serviços necessários para o município. “Essa é uma demanda do prefeito Marcelo, ele sempre tem nos acompanhado nas tarefas do dia a dia e nos passado as demandas, porque ele circula muito pela cidade”, afirmou o secretário, que ainda recordou conversas da municipalidade com os governos Estadual e Federal sobre o tema. “O prefeito tem também encaminhado, junto aos órgãos estadual e federal, alguns projetos para pensarmos num caráter de macrodrenagem, ou seja, fazer alguns equipamentos como pequenos reservatórios. O prefeito está batalhando por isso”.