Prefeitura amplia Cemitério Santa Lídia com 640 novos jazigos e tecnologia ambiental inédita

Por Portal Opinião Pública 17/07/2025 - 15:35 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Prefeitura amplia Cemitério Santa Lídia com 640 novos jazigos e tecnologia ambiental inédita
Ampliação do cemitério do Jd. Santa Lídia melhora estrutura local

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, concluiu a ampliação do Cemitério Santa Lídia, localizado no Jardim Santa Lídia. A obra foi iniciada em janeiro de 2024 e executada em uma área de 1.378,26 m², ampliando assim a infraestrutura de sepultamento da cidade.

De acordo com a SSU, 640 jazigos e 432 ossários foram construídos ao longo da ampliação, aumentando significativamente a capacidade do cemitério. O projeto também focou na sustentabilidade, incorporando ainda o uso de uma tecnologia ambiental inovadora, com destaque para a instalação de um sistema de decomposição aeróbica com inativador de gases, que atende às diretrizes da Resolução Conama 335/2003 sobre o licenciamento ambiental de cemitérios

Diferente dos cemitérios tradicionais, onde o processo de decomposição é anaeróbico e gera o perigoso necrochorume, o novo sistema implantado em Mauá utiliza ventilação forçada para promover a decomposição aeróbica dos corpos, reduzindo o impacto ambiental. Dois tubos são instalados em cada jazigo: um para a entrada de ar atmosférico e outro para a captação dos gases gerados, que são tratados pelo inativador e transformados em gases respiráveis, liberados com segurança por uma pequena chaminé.

O secretário de Serviços Urbanos, Leandro Dias, ressaltou o compromisso da gestão com a modernização da infraestrutura e o respeito à legislação ambiental. “Essa ampliação é um marco na história dos nossos cemitérios. Com planejamento, responsabilidade e inovação, garantimos mais dignidade às famílias e proteção ao meio ambiente. É mais uma entrega que reflete o cuidado da gestão do prefeito Marcelo Oliveira com cada detalhe da nossa cidade”, disse.