O Conselho Diretor da ANATEL (Agência Nacional de
Telecomunicações) aprovou a adoção de novas medidas que visam coibir práticas
consideradas abusivas na realização de chamadas telefônicas em massa no país. A
novidade visa combater, além do incômodo com as ligações, possíveis ações
fraudulentas contra os cidadãos. Segundo a agência, estima-se que os
brasileiros recebam cerca de 10 bilhões de ligações não autorizadas mensalmente.
A nova resolução determina que, a partir de agora, todas as
contratantes de serviços de telefonia que realizem mais de 500 mil chamadas
mensais adotem um processo de autenticação das ligações. A novidade permitirá
que as chamadas sejam monitoradas em tempo real, o que contribuirá a tomada de
medidas específicas, dependendo de cada situação.
Com a decisão, a ANATEL deverá elaborar um plano que garanta
segurança aos consumidores e a rastreabilidade das chamadas. A autenticação
também levará mais informações à agência, o que ampliará a atuação contra as
práticas consideradas abusivas.
As empresas terão 90 dias para se adequarem às novas regras.
A expectativa da ANATEL é de que a autenticação seja universal neste tipo de
serviço no país dentro de três anos, conforme estipula o novo Regulamento Geral
de Serviços de Telecomunicações.
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