Em Pauta - Panorama Político

Por Portal Opinião Pública 21/08/2025 - 12:46 hs
Foto: Divulgação

Por Wladimir Camargo

A cidade de São Bernardo do Campo comemorou nesta última quarta-feira (20) seus 472 anos sob um clima de tensão, principalmente sob pressão política e muitas dúvidas após a Polícia Federal mirar o prefeito Marcelo Lima (Podemos) e seu primo Danilo Lima (presidente da Câmara Municipal), também do Podemos, e serem afastados de seus cargos. O então chefe do Executivo precisou usar tornozeleira eletrônica.

O clima impactou nas festividades do aniversário, que teve sua programação reduzida. Para o lugar de Marcelo Lima, assumiu sua vice, Jessica Cormick (Avante), que deve comandar a cidade impondo seu próprio governo e se desvinculando de qualquer ligação com a gestão anterior.

A repercussão em outros municípios também é de tensão absoluta, pois muitas empresas citadas pela Polícia Federal têm contratos em outras cidades do Grande ABC.