Ministério da Saúde anuncia que SUS garantirá acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Por Portal Opinião Pública 25/09/2025 - 15:22 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (23) que o SUS (Sistema Único de Saúde) passará a garantir a realização de mamografias para mulheres na faixa etária entre 40 e 49 anos, independente de apresentarem sintomas de câncer. A medida integra uma série de ações que visam melhorar o diagnóstico e a assistência às mulheres.

De acordo com o MS, a novidade permitirá a ampliação da detecção precoce do câncer de mama em uma faixa etária que, atualmente, concentra 23% dos casos da doença, além de garantir um maior acesso aos exames ao público feminino, uma vez que esse exame só era realizado quando havia pedido de um profissional da saúde. Anteriormente, as mamografias só eram realizadas em mulheres com menos de 50 anos quando elas apresentavam sintomas de câncer de mama ou em caso de haver histórico familiar da doença.

Para o ministro, a adoção desta nova medida será importante para aumentar as chances de cura de mulheres que conseguirem detectar a doença precocemente e também para fortalecer o sistema público de saúde.

“Garantir a mamografia a partir dos 40 anos no SUS é uma decisão histórica. Estamos ampliando o acesso ao diagnóstico precoce em uma faixa etária que concentra quase um quarto dos casos de câncer de mama. Enquanto alguns países erguem barreiras e restringem direitos, o Brasil dá o exemplo ao priorizar a saúde das mulheres e fortalecer o sistema público”, afirmou. 

Outra medida anunciada por Padilha foi a ampliação da faixa etária que terá o rastreamento ativo de câncer de mama, passando dos 69 para os 74 anos. Segundo dados do MS, cerca de 60% dos casos da doença ficam concentrados em mulheres entre os 50 e os 74 anos, sendo que o envelhecimento é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da enfermidade. O rastreamento ativo funciona com a solicitação da mamografia a cada dois anos, de forma preventiva.

Conforme números do Ministério da Saúde, o SUS realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias para rastreamento e pouco mais de 376 mil exames diagnósticos ao longo do último ano.