Mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados por dia em Mauá

Por Portal Opinião Pública 25/09/2025 - 15:50 hs
Foto: BRK Ambiental / Divulgação

O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico essencial para a garantia da saúde e da qualidade de vida da população. Por meio deste serviço, são afastados os riscos de contaminações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental (DRSAI) e preservados os rios e mananciais dos municípios. Em Mauá, o tratamento de esgoto é um serviço executado pela concessionária BRK, por meio da operação de uma estrutura que contempla seis estações elevatórias instaladas em diversos bairros da cidade, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mauá), localizada no bairro Capuava, e mais de seiscentos quilômetros de redes de coleta que transportam o esgoto dos imóveis até a ETE Mauá.

Diariamente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados na ETE Mauá em três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo.

Há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto. Atualmente, o município se destaca por ter atingido os percentuais de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto. Esse desempenho é reconhecido nacionalmente: Mauá foi apresentada entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto.

O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos, que já ultrapassam R$ 260 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

A nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. O córrego Taboão, que nasce no Jardim Primavera e corta os bairros Jardim Camila, Jardim Anchieta, Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso e Vila Noêmia, o Córrego Itrapoã, que corta o Parque São Vicente e Jardim Araguaia, além do Córrego Bocaina, que percorre os bairros da Vila Bocaina, Vila Guarani, Vila Dirce, Vila América e Parque Boa Esperança, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.

A gerente de operações da BRK, Viviane Moraes, explica que as exigências ambientais, cada vez mais rigorosas, têm demandado processos de tratamento também cada vez mais complexos e eficazes. "Mauá tem um sistema responsável e eficiente, resultado de décadas de planejamento, investimento e de uma operação diária comprometida com a excelência. Os números comprovam isso e validam o esforço coletivo em promover saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para toda a população", destaca.