Chega a 20 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo; 181 ainda seguem sendo investigados

Por Portal Opinião Pública 09/10/2025 - 10:36 hs
Foto: Paulo Jacob - Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Chega a 20 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo; 181 ainda seguem sendo investigados
Último balanço da SES-SP apontou investigação em 181 casos suspeitos de intoxicação por metanol

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou, no fim da tarde desta terça-feira (7), que chegou a 20 o número de casos confirmados de intoxicação por metanol no estado. No total, 181 notificações seguem em investigação, enquanto 111 ocorrências foram descartadas. 

De acordo com a pasta, cinco óbitos foram confirmados no estado por intoxicação pela substância, três deles na Capital paulista (um homem de 45 anos, outro de 46 e um terceiro de 54), um em Osasco (homem de 23 anos) e um em São Bernardo do Campo (uma mulher de 30 anos). 

Conforme o balanço da SES-SP, quatro cidades do Grande ABC têm notificações em investigação. Em Mauá, são oito casos suspeitos. Em Santo André, uma ocorrência foi descartada e outras 11 ainda seguem em investigação. Em Diadema, 11 casos seguem sob suspeita. Já em São Bernardo do Campo, são 59 notificações investigadas (incluindo os dois óbitos), além da morte já confirmada. Por outro lado, 12 ocorrências foram rejeitadas no município.

Ainda segundo o governo paulista, mais de 100 mil vasilhames vazios foram apreendidos em um galpão clandestino localizado na Vila Formosa, zona leste de São Paulo, nesta segunda-feira (6). A operação faz parte da ação integrada do gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol. A ação da Polícia Civil, por meio da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), ocorreu durante uma investigação de combate à adulteração de bebidas alcoólicas. O local funcionava como uma “empresa de recicláveis”, que tinha como fonte principal de comércio a venda de garrafas vazias para serem reaproveitadas. Durante a vistoria, os policiais apreenderam cerca de 103 mil vasilhames vazios de destilados, como gins, vodcas e whiskys, todos prontos para serem vendidos e reutilizados. Também foram apreendidas outras 6 mil garrafas com bebidas alcoólicas sem comprovação de origem.

Além disso, a força-tarefa que fiscaliza bares e distribuidoras desde a semana passada vistoriou 18 estabelecimentos, interditando cautelarmente 11 deles, devido a questões sanitárias. Foram sete na capital, dois em Osasco, um em São Bernardo do Campo e um em Barueri. Um estabelecimento, na Capital, foi desinterditado pela Justiça e pela Vigilância Sanitária do Município (parcialmente, mantendo bebidas destiladas interditadas). Ao todo, 42 pessoas foram presas em operações desde o início do ano, sendo que 21 destas prisões aconteceram nesta semana.