Instituto Federal define cursos iniciais do campus Mauá
Terceira audiência pública aconteceu na noite da última sexta-feira (24) e revelou detalhes sobre o modelo pedagógico do equipamento
Mecatrônica, Fabricação Mecânica, Informática e Planejamento
e Controle da Produção serão os quatro cursos técnicos de nível médio
oferecidos inicialmente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Mauá. A novidade foi divulgada durante
a terceira e última audiência pública que discutiu a instalação da instituição
na cidade, realizada na última sexta-feira (24), no Teatro Municipal.
Além dos cursos técnicos, o campus oferecerá também a
Licenciatura em Pedagogia, com o objetivo de formar professores e suprir o
déficit de profissionais na rede de ensino da região.
O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira
(PT) e de diversas lideranças municipais e regionais, como o deputado federal
Alencar Santana (PT); os deputados estaduais Rômulo Fernandes (PT) e Marina
Helou (Rede Sustentabilidade); o reitor do IFSP, Silmário Batista; a diretora
do campus Mauá, Tamyris Bonilha; o secretário-executivo da Agência de
Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira; os secretários
municipais Gilmar Silvério (Educação) e Cícero Martinha (Desenvolvimento
Econômico); e o vereador José Luiz Cassimiro (PT); além de representantes de
diversos setores da sociedade.
Os cursos iniciais foram definidos após consulta pública e
um amplo processo de diálogo com diversos setores da sociedade, incluindo
estudos técnicos e análises das demandas locais. “Todo o processo foi conduzido
com responsabilidade, transparência e pautado na escuta. As escolhas são
estratégicas e atendem demandas prioritárias da cadeia produtiva da região”,
destacou Tamyris Bonilha.
Inicialmente, o instituto deve atender cerca de 800 alunos
por ano. Em até 24 meses, a previsão é que o número ultrapasse 2 mil
estudantes, o que, segundo o reitor Silmário Batista, consolidará o IFSP como
um instrumento de transformação social em Mauá.
“As oportunidades serão ampliadas com o ensino de qualidade
ofertado pelo Instituto Federal. O que diminui as desigualdades de maneira
perene é a educação, pois proporciona melhores oportunidades de emprego e
renda, contribuindo para uma sociedade mais justa e próspera”, afirmou.
O prefeito Marcelo Oliveira, por sua vez, ressaltou a
trajetória percorrida até a oficialização da instalação do Instituto Federal na
cidade. “É uma alegria que não cabe dentro de mim. É um orgulho ver esse sonho
se tornando realidade. Uma luta que começou em 2009, quase se concretizou no
governo Dilma Rousseff, esfriou após um período político complicado e agora, no
governo do presidente Lula, se torna realidade. Esse equipamento traz esperança
para o nosso povo: esperança de um emprego melhor, de um salário melhor, de uma
vida melhor”, declarou.
Oliveira também informou que o processo de aquisição do
prédio onde será instalado o IFSP está em fase final. “A avaliação já foi
feita, a Caixa já reservou o recurso e a Prefeitura decretou o prédio como de
utilidade pública. Falta pouco para que o processo seja finalizado”, disse.
Entre os convidados, muitos deles destacaram a transformação
educacional que o Instituto Federal poderá proporcionar aos estudantes, e o
desenvolvimento social para o município como um todo.
“Formar cidadãos plenos e conscientes, contribuindo para
reduzir as desigualdades, será uma das principais missões do Instituto Federal
em Mauá”, atestou Gilmar Silvério. “O Instituto Federal será uma alternativa de
educação e uma grande oportunidade de futuro para os nossos jovens”, pontuou o
vereador José Luiz Cassimiro. “Como dizia Paulo Freire, o conhecimento
transforma a vida das pessoas. O Instituto Federal é sinônimo de educação
pública de qualidade”, lembrou o deputado estadual Rômulo Fernandes. “O
Instituto Federal vai oferecer novas possibilidades, conectadas com os temas e
demandas do nosso tempo. Isso é fundamental para o progresso da cidade”,
emendou a deputada Marina Helou.
Mais de 400 pessoas participaram da consulta pública que
definiu o modelo pedagógico do novo campus. Além dos cursos escolhidos, o eixo
Meio Ambiente será incorporado de forma transversal em todas as formações, refletindo
a relevância do tema identificada durante o processo de escuta da comunidade.




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