MEC anuncia que Enem 2026 será utilizado para avaliação da educação básica

Por Portal Opinião Pública 19/11/2025 - 15:36 hs
Foto: Bruna Araújo - MEC / Divulgação

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou no último domingo (16) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será utilizado, a partir do próximo ano, para avaliar a qualidade do ensino médio no país. O anúncio foi feito pouco antes do segundo dia de aplicação da prova e contou com a presença do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios.

De acordo com Santana, o Inep já promoveu os estudos necessários e definiu os padrões para a implementação do novo modelo. “A motivação do aluno do 3º ano do ensino médio é fazer o Enem. Com essa mudança, nós vamos ter condições de avaliar com mais qualidade a aprendizagem do ensino médio. A ideia é que a prova do Enem seja a prova de avaliação do ensino médio a partir de 2026”, explicou.

Além disso, o ministro da Educação também confirmou que o MEC vem realizando estudos para analisar se seria viável expandir a aplicação do Enem para outros países do Mercosul a partir de 2026. A expectativa é de que os resultados sejam apresentados antes das inscrições para o próximo Enem. “A prova, em português, seria aplicada em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai), ampliando o alcance do exame”. 

Em 2025, o Enem voltou a ser usado como forma de comprovar a conclusão do ensino médio, além de seguir sendo a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies, e também como processo seletivo de estudantes para ingressarem em instituições de ensino superior públicas e privadas.

Segundo o MEC, a aplicação da prova neste ano ocorreu sem intercorrências significativas. No segundo dia de prova, os participantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza. Os gabaritos do segundo dia de aplicação serão divulgados nesta próxima quinta-feira, 20 de novembro, e os resultados finais estão previstos para janeiro de 2026.