Realizado pela BRK, programa “Olho Vivo” coletou mais de 330 litros de óleo de cozinha usado em outubro

Por Portal Opinião Pública 09/12/2025 - 10:52 hs
Foto: BRK Ambiental / Divulgação

A iniciativa é realizada em parceria com a prefeitura de Mauá e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental, para que a população possa realizar o descarte de óleo de cozinha usado de maneira adequada

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, contabilizou no mês de outubro a coleta de 333 litros de óleo de cozinha usado nas escolas do município resultantes do programa “Olho Vivo”. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Lirium Reciclagem Ambiental, o projeto prevê a destinação em pontos de coleta instalados nas escolas municipais e conveniadas e todo o resíduo arrecadado é encaminhado para a fabricação de biodiesel. 

É importante destacar que um dos materiais mais descartados irregularmente nas pias das residências pelos moradores da cidade é o óleo de cozinha, um grande vilão do sistema de saneamento e do meio ambiente.

“Tal prática configura uma das principais causas de obstruções e extravasamentos na rede coletora de esgoto. O descarte indevido de óleo em pias ou ralos resulta no resfriamento e consequente solidificação do resíduo, que passa a aderir às paredes das tubulações. Progressivamente, a incrustação de gordura aumenta, reduzindo o diâmetro útil da tubulação, processo que causa a obstrução total do sistema”, destaca Evaristo Reis, coordenador de operações da BRK em Mauá.

Portanto, reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. Por meio do projeto “Olho Vivo” é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do produto usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto.

Para participar do projeto é simples. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar e armazene em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do programa.

Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo-1.

Agendamento de palestras

Palestras sobre o sistema de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário oferecidas pela BRK são gratuitas e podem ser realizadas em instituições de ensino público/privado, empresas, entidades e associações do município que tiverem interesse. A solicitação de agendamento é por meio do e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.

Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.