Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Por Portal Opinião Pública 11/12/2025 - 11:05 hs
Foto: BRK Ambiental / Divulgação

A cidade de Mauá - que celebrou 71 anos nesta segunda-feira (8) - ficou entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto, com o percentual de 91% de atendimento, alcançando com antecedência de dez anos as metas de universalização estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

O indicador de coleta de esgoto também é expressivo e já atinge 95% da cidade, desempenho muito superior à média nacional, hoje em 55,2%, de acordo com dados da 17ª edição do Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil (SINISA 2023). 

Para alcançar esses números, foram investidos mais de R$ 260 milhões na ampliação do sistema de esgoto do município, modernizando o saneamento da cidade com gestão e tecnologia para garantir eficiência operacional na coleta e tratamento de mais de 55 milhões de litros de esgoto por dia. 

“É importante destacar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Mauá.

O investimento para ampliação do sistema de saneamento permitiu a instalação de seis novas estações elevatórias de esgoto e a implementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Aproximadamente 615 quilômetros de tubulações também foram implantadas, com obras cruciais para a interligação das redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Diariamente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados na ETE de Mauá, em três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três tanques juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas. 

E o avanço dos indicadores beneficia diretamente o meio ambiente e demonstra um grande ganho ambiental para a cidade.

“A parceria entre BRK e Mauá é sinônimo de saúde e qualidade de vida, celebramos os 71 anos da cidade com uma transformação no que diz respeito aos serviços de saneamento. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para muito além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, conclui Viviane.