Mauá lança curso de robótica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Por Portal Opinião Pública 22/01/2026 - 11:18 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Mauá lança curso de robótica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade
Projeto gratuito amplia acesso de jovens à tecnologia

Foi lançado em Mauá, nesta terça-feira (20), um curso de robótica voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte do projeto “Mauá do Futuro”, como forma de utilizar a tecnologia como ferramenta de transformação social. O curso foi viabilizado por meio de parceria entre a Secretaria de Assistência Social, o Poder Judiciário, através da Vara da Infância e Juventude, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e será coordenado pela Associação Tryade.

A iniciativa atenderá prioritariamente crianças e jovens de 7 a 17 anos, estudantes da rede pública e moradores do município que participam dos grupos de convivência dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes na cidade.

Com uma proposta pedagógica inovadora, o curso oferecerá programação de computadores, eletrônica básica, modelagem e impressão 3D, cultura maker e desenvolvimento de projetos criativos, entre outros conteúdos. As oficinas terão 60 horas/aula e acontecerão em quatro polos distribuídos pela cidade: 

Polo I – CRAS Feital: Avenida Benedita Franco da Veiga, 1.083 – Jardim Feital;

Polo II – CRAS Oratório: Rua Salvador, 266 – Jardim Oratório;

Polo III – CRAS Macuco: Rua Remo Luiz Corradine, 115 – Jardim Zaíra;

Polo Central - Secretaria de Mobilidade Urbana – Rua Vitorino Dell’Antonia, 271 – Vila Noêmia. 

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de janeiro e devem ser realizadas diretamente em cada polo. Além das turmas regulares, o projeto também prevê a realização de oficinas livres e oficinas abertas à comunidade.

No evento de inauguração do curso, muitos jovens se mostraram bastante entusiasmados com a novidade, como Moisés do Carmo de Sousa Nunes, morador do Jardim Oratório. “Quero criar robôs, fazer animações e desenhar jogos”, contou.

Já Henrique Soares Gomes, de 13 anos, morador da Vila Nova Mauá, vê na robótica a chance de transformar interesse em profissão. “Meu pai é formado em informática e, por isso, desde pequeno me interesso por essa área. Gosto muito de modelagem 3D. Quero aprender cada vez mais e desejo que isso se torne a minha profissão”, contou.

Durante o lançamento, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) destacou que o curso dialoga diretamente com as demandas do presente e do futuro, e reforça o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas às pessoas mais vulneráveis.

“Investir nos jovens é investir no desenvolvimento e no crescimento da cidade. Fazemos políticas públicas pensando, prioritariamente, em quem mais precisa. Esse incentivo pode representar um futuro próspero, formando profissionais preparados para o mercado de trabalho e cidadãos capazes de transformar a própria realidade”, afirmou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, se emocionou ao falar sobre a concretização do projeto, que começou a ser idealizado ainda no primeiro mandato da atual gestão.

“Essa é uma porta que se abre para os nossos jovens. É a realização de um sonho que começou lá atrás e que hoje se torna realidade. Será um aprendizado rico, capaz de ampliar horizontes e criar novas perspectivas de vida para nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Secretaria de Mobilidade Urbana e contou ainda com a presença do deputado estadual Rômulo Fernandes (PT), do juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Mauá, Marcos Mattos Sestini, do vice-prefeito, Juíz João Veríssimo, além de vereadores e representantes do CMDCA.