Avanço no saneamento em Mauá contribui com a despoluição da nascente do rio Tamanduateí e espécie rara de caranguejo é encontrada

Por Portal Opinião Pública 22/01/2026 - 15:13 hs
Foto: BRK Ambiental / Divulgação
Avanço no saneamento em Mauá contribui com a despoluição da nascente do rio Tamanduateí e espécie rara de caranguejo é encontrada
Estação de Tratamento de Esgoto da BRK Ambiental em Mauá

Em Mauá nasce o rio Tamanduateí, um dos principais afluentes do rio Tietê, que percorre além da cidade, os municípios de São Caetano do Sul, Santo André até desaguar na região do Bom Retiro, próximo ao Anhembi, em São Paulo. A principal nascente do corpo d’água se encontra dentro de uma gruta localizada no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, na região da Serra do Mar. 

A Gruta assegura abrigo para inúmeras espécies de plantas e animais, principalmente peixes e aves migratórias. Recentemente foi encontrado na nascente um caranguejo da espécie Aegla. A descoberta revelou que Mauá é o único lugar do planeta onde existe essa espécie conhecida como caranguejo-de-rio. O descobrimento da espécie constata a melhoria das condições da nascente do rio. 

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto no município, destaca que investimentos de R$ 260 milhões foram realizados pela empresa para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário e construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Mauá). Tais investimentos permitiram avanços no sistema de saneamento da cidade e contribuíram para a despoluição da nascente do rio Tamanduateí. 

Mais de 50 milhões de litros de esgoto tratados diariamente 

As obras foram cruciais para a interligação das redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município e para a retirada do esgoto que era lançado diariamente no leito da principal nascente do rio que fica dentro da Gruta.

“Aproximadamente nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada de 12 pontos de lançamento do esgoto no local”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Mauá. 

Diariamente, mais de 50 milhões de litros de esgoto são tratados na ETE - Mauá, em três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três tanques juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.