Consórcio ABC inicia articulação regional para criação do programa ABC + Cultura

Por Portal Opinião Pública 29/01/2026 - 11:04 hs
Foto: Consórcio Intermunicipal Grande ABC / Divulgação
Consórcio ABC inicia articulação regional para criação do programa ABC + Cultura
Proposta discutida pelo Grupo de Trabalho da entidade é fortalecer as políticas culturais

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, na última semana, uma reunião de seu Grupo de Trabalho (GT) Cultura para marcar o início das discussões referentes a construção do programa “ABC + Cultura”, iniciativa que pretende fortalecer as políticas culturais de forma integrada entre as sete cidades da região. O encontro contou com a participação do vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), do secretário-executivo da entidade, Aroaldo Silva, além dos demais diretores da entidade regional, de secretários municipais e representantes das pastas de Cultura dos municípios consorciados. Também participaram integrantes do Instituto Modernista e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI Brasil). 

De acordo com o colegiado, o objetivo da reunião era iniciar o planejamento do projeto, que tem como eixo estruturante a realização de uma Virada Cultural Regional, conectando os municípios em um grande circuito cultural integrado. Segundo Volpi, a iniciativa busca consolidar uma atuação conjunta e fortalecer a identidade cultural da região. 

“A ideia é termos um propósito comum e dar o protagonismo que nossa região merece na área. Temos um rico patrimônio cultural e a proposta é realizarmos um trabalho conjunto, unindo as sete cidades em um grande circuito regional, que traga resultados também na economia, gerando renda aos produtores locais de Cultura”, destacou. 

O vice-presidente do Consórcio também ressaltou que a Cultura passa a ocupar um papel estratégico dentro da atuação regional do órgão. “Já temos trabalho importante em outros setores, como Saúde, Segurança, Mobilidade, entre outros. Agora é hora de trazermos grandes novidades dentro da Cultura e do Turismo. Com uma região forte, todos ganham”, completou. 

As discussões do GT Cultura terão continuidade nos próximos encontros, com a definição de diretrizes, cronograma e possíveis parcerias para viabilizar o programa “ABC + Cultura”. A previsão é que uma nova reunião seja realizada no início de fevereiro para dar andamento nas tratativas do projeto. 

“Esta reunião reforça o compromisso do Consórcio ABC com o desenvolvimento regional por meio da valorização da cultura e da economia criativa”, explicou Aroaldo Silva.