Retorno às aulas: cerca de 16 mil alunos iniciam ano letivo na rede municipal de Mauá

Por Portal Opinião Pública 05/02/2026 - 10:39 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Retorno às aulas: cerca de 16 mil alunos iniciam ano letivo na rede municipal de Mauá
Alunos mauaenses terão um total de 200 dias letivos em 2026

Aproximadamente 16 mil alunos da rede municipal de Mauá retornaram às aulas nesta quarta-feira (4) na cidade. Segundo informações da administração mauaense, o calendário letivo de 2026 prevê 200 dias de aula, com encerramento em 18 de dezembro. Já o recesso escolar no meio do ano acontecerá entre os dias 7 e 22 de julho.

De acordo com a Prefeitura Municipal, 14.941 estudantes estão matriculados na educação infantil (creches e pré-escolas), que atende crianças de 0 a 5 anos, enquanto 1.080 terão aulas no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), na Escola Municipal Cora Coralina. Atualmente, a rede de educação do município é composta por 48 unidades escolares, sendo 44 próprias e quatro conveniadas, com o trabalho diário de 1.343 professores e um total de 2.872 servidores da Educação, que atuam diretamente no acolhimento e na formação dos alunos.

O Paço mauaense também afirmou que realizará a entrega dos uniformes escolares para todos os alunos da rede ainda neste mês, seguindo o calendário específico de cada unidade escolar. O kit será composto por duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, um shorts, uma calça e uma blusa de frio.

“Preparamos cada detalhe para que nossos alunos sejam recebidos com carinho, segurança e qualidade desde o primeiro dia de aula. Desejamos a todos um excelente ano letivo e que possamos caminhar juntos na formação cidadã de cada estudante, garantindo um ambiente adequado para o aprendizado e para o crescimento das nossas crianças”, manifesta o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Ao longo do período de férias, a Prefeitura de Mauá informou ter realizado – por meio da Secretaria de Educação - intervenções estruturais em diversas unidades escolares, com o objetivo de melhorar as condições físicas dos prédios e garantir ambientes melhores para alunos e profissionais da educação.

Já a previsão orçamentária para o ano indica que a pasta terá em 2026 aproximadamente R$ 420 milhões para investimentos no setor, verba que representa um aumento em torno de 20% em relação ao ano anterior, quando foram disponibilizados R$ 350 milhões. Entre as ações previstas estão a construção de duas novas escolas, nos bairros Jardim Oratório e Jardim Primavera, além da ampliação de outras três unidades: EM Dra. Lysiane Galvão (Vila Magini), EM Carolina Moreira da Silva (Jardim Oratório) e EM Maria Rosemary de Azevedo (Jardim Zaíra). 

Alimentação escolar 

Alunos da rede municipal de ensino com restrições alimentares — como diabetes, doença celíaca, intolerâncias ou alergias alimentares — têm o direito de receber refeições adequadas às suas necessidades clínicas durante o período escolar. Pais ou responsáveis que tenham filhos nessas situações devem procurar diretamente a unidade escolar e solicitar a alimentação diferenciada mediante a apresentação de laudo médico atualizado.