Editorial - Skynet da vida real?

Por Portal Opinião Pública 05/02/2026 - 12:47 hs
Foto: Reprodução / Site moltbook.com

O filme “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”, lançado em 1991, foi um sucesso estrondoso nos cinemas de todo o mundo. A premissa do longa, dirigido por James Cameron e protagonizado por Linda Hamilton, Edward Furlong, Arnold Schwarzenegger e Robert Patrick, era de que em um futuro distópico, as máquinas, através de uma inteligência artificial chamada Skynet, se rebelaram contra os humanos e passaram a comandar o planeta.

Trinta e cinco anos após o lançamento do filme, não vivemos uma situação como a do longa. Os seres humanos ainda dão as cartas no planeta, apesar dos avanços tecnológicos que vemos dia após dia. Porém, uma novidade no mínimo inusitada nos faz, ao menos, pensarmos nesta ligação entre o mundo real e a ficção. No início deste mês, foi lançada nos Estados Unidos a rede social Moltbook, voltada, vejam só, para interação entre Inteligências Artificiais.

O experimento foi iniciado para que especialistas analisem como os bots se comportam sem a interferência de humanos. E até o momento, já foi visto de tudo na plataforma, indo desde discussões filosóficas, religiosas e sobre a consciência da inteligência artificial, até a tentativa de golpes (com um bot pedindo dados sigilosos de clientes a outro bot) e de humanos se passando por robôs.

Obviamente, aparentamos não estar próximos de uma distopia como a retratada no filme do início dos anos 1990 ou de outros que vieram depois com a mesma temática. Mas é no mínimo curioso ver para onde a tecnologia caminha nos dias atuais – de certa forma se assemelhando em alguns aspectos à ficção - e como todas as suas criações vão se moldando à realidade.