Prefeitura de Mauá aplica quase mil doses no Dia D de vacinação contra o sarampo e febre amarela

Por Portal Opinião Pública 10/02/2026 - 15:18 hs
Foto: Diego Barros-PMM / Divulgação

Ação integrou estratégia estadual e ampliou o acesso à imunização em sete pontos do município em meio a alerta epidemiológico

A Prefeitura de Mauá realizou no último sábado (7) o Dia D de Vacinação contra o sarampo e a febre amarela, mobilização que integrou estratégia estadual de intensificação da imunização e ocorreu em contexto de alerta epidemiológico nacional e internacional. A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município diante do aumento de casos importados de sarampo e do período de maior circulação do vírus da febre amarela no Brasil.

Ao longo do dia, das 9h às 17h, sete pontos de imunização estiveram abertos para atender à população: as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Assis, Magini, Zaíra 1, Itapark, Feital e São João, além de posto instalado no Shopping Nova Estação. A estratégia facilitou o acesso às vacinas e garantiu maior alcance da campanha, especialmente para quem não consegue se vacinar durante a semana.

Como resultado da mobilização, foram aplicadas 976 doses de imunizantes, sendo 714 contra a febre amarela e 262 contra o sarampo, reforçando a proteção coletiva e contribuindo para a prevenção de surtos das doenças.

“Estamos em um cenário que exige vigilância constante. O avanço de casos de sarampo em outros países e estados brasileiros, aliado ao período de maior circulação do vírus da febre amarela, reforça a importância da vacinação. O Dia D é uma estratégia fundamental para ampliar o acesso e proteger as famílias”, destacou Eliene de Paula Pinto, secretária municipal de Saúde.

Em 2025, Mauá aplicou 3.030 doses contra a febre amarela, alcançando 76,3% de cobertura do público-alvo. Para o sarampo, foram administradas 3.695 doses da tríplice viral (SCR) – que também protege contra caxumba e rubéola –, com alcance de 93%.

A orientação é que a população mantenha a caderneta de vacinação atualizada e procure a UBS de referência para verificar a necessidade de novas doses. “A imunização segue sendo a principal forma de prevenção contra doenças imunopreveníveis e instrumento fundamental para a proteção individual e coletiva”, acrescentou Eliene.