Centro Paula Souza abre concursos públicos para 240 vagas de professores de Etecs e Fatecs

Por Portal Opinião Pública 12/03/2026 - 15:16 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo autorizou o Centro Paula Souza (CPS) a abrir 2.374 vagas de concurso público, em substituição às posições atualmente ocupadas em caráter temporário. Desse total, 1.657 serão destinadas a professor de Ensino Médio e Técnico e 717 vagas a docentes de Ensino Superior. Neste primeiro momento, foram publicados editais para selecionar 227 professores para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 13 para Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Outros editais, para preenchimento das demais vagas, serão divulgados em breve, na página de Concursos Públicos da instituição.

De acordo com o primeiro edital, 42 municípios terão contratações de professores de Ensino Médio e Técnico, e cinco cidades admitirão docentes de Ensino Superior. Na região do Grande ABC, Mauá contará com cinco vagas e São Caetano do Sul disponibiliza 8 postos, ambos para professores de Ensino Médio e Técnico. Ainda segundo o governo paulista, ficará à cargo das unidades de ensino contratantes fazer a seleção dos candidatos. É indispensável que o interessado acompanhe o cronograma, referente a cada edital, no site do CPS, porque variam as datas de inscrição.

“Com essa iniciativa, o Centro Paula Souza pretende contratar educadores que tenham como objetivo formar profissionais capacitados para o mundo do trabalho e também para o exercício da cidadania, assim como já faz o time da casa”, ressalta o presidente da instituição, Clóvis Dias.

Os candidatos que quiserem solicitar a redução ou isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 126,79 (tanto para professor de Ensino Médio e Técnico, como para o Superior), deverão pleitear o benefício de acordo com o regulamento publicado no edital no Diário Oficial do Estado de São Paulo, que trará os requisitos necessários para cada finalidade.

O interessado no concurso deve fazer sua adesão exclusivamente pela internet. Para isso, é necessário localizar o edital desejado, preencher o formulário e pagar a taxa de participação.

É indispensável que o candidato a professor do Ensino Médio e Técnico tenha como requisito licenciatura, bacharelado ou nível superior em tecnologia com habilitação equivalente à área escolhida para lecionar. Já para atuar nas Fatecs, é preciso ter, no mínimo, nível de especialização lato sensu, além de experiência profissional comprovada na área. Para as disciplinas de língua estrangeira, é necessário certificado de exame de proficiência internacional válido.