Vereador Zé Luiz Cassimiro promove ato contra o feminicídio em Mauá

Por Portal Opinião Pública 19/03/2026 - 15:09 hs
Foto: Divulgação

O enfrentamento à violência contra a mulher exige ação imediata, firme e contínua. Não podemos mais aceitar que a sociedade reaja apenas após a tragédia consumada. É urgente avançar na construção de políticas públicas que sejam capazes de antecipar o feminicídio, interrompendo o ciclo de violência ainda em seus primeiros sinais.

A escalada da violência doméstica e de gênero no Brasil revela a necessidade de uma atuação mais integrada entre poder público, instituições e sociedade civil. Prevenir é tão essencial quanto punir. Isso significa fortalecer a rede de proteção, ampliar o acesso à informação, garantir acolhimento às vítimas e agir com rapidez diante de qualquer indício de agressão.

Nesse contexto, o papel do Poder Legislativo é fundamental na formulação de medidas que promovam a proteção das mulheres e no incentivo a uma mudança cultural baseada no respeito e na igualdade. Da mesma forma, é indispensável que toda a sociedade e, em especial, os homens assumam a responsabilidade de combater o machismo e qualquer forma de violência.

Com esse compromisso, o vereador Zé Luiz Cassimiro promove, no próximo dia 25 de março, às 18 horas, na Câmara Municipal de Mauá, um grande ato contra o feminicídio. A iniciativa reunirá autoridades municipais, representantes de cidades da região, lideranças comunitárias e a sociedade em geral, em um momento de mobilização, reflexão e construção de caminhos concretos para o enfrentamento da violência contra a mulher.

O ato tem como objetivo central fortalecer o debate público, propor ações efetivas de prevenção e reafirmar o compromisso coletivo com a defesa da vida das mulheres. Trata-se de um chamado à responsabilidade de todos os setores da sociedade para que atuem de forma articulada na construção de um ambiente mais seguro, justo e igualitário.

A participação da população é fundamental. Somente com união, conscientização e ação coordenada será possível interromper o ciclo de violência e garantir que nenhuma mulher viva sob ameaça.

A luta contra o feminicídio é urgente. E ela começa antes da violência chegar ao seu limite.