Independiente e Santos empatam por 0 a 0 no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores

Por Portal Opinião Pública 22/08/2018 - 10:23 hs
Foto: Getty / Marcelo Endelli

 

O Santos teve muita dificuldade na noite de terça-feira (21), não conseguiu finalizar nenhuma bola no alvo, mas volta da Argentina com um bom resultado, no duelo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. O time santista teve o lateral-esquerdo Dodô expulso na reta final do jogo, mas segurou o empate em 0 a 0 com o Independiente-ARG.

O confronto de volta entre as equipes acontece já na próxima terça-feira (28), no Pacaembu. Com o resultado o Santos precisa de uma vitória simples para avançar as quartas de final do torneio continental. O Independiente joga por um empate com gols para se classificar, já que o tento fora de casa vale como critério de desempate. Novo placar de 0 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Quem avançar do confronto irá enfrentar Racing ou River Plate nas quartas. No primeiro encontro, os rivais argentinos empataram em 0 a 0, com mando do Racing. A volta ocorre no dia 29 de agosto.

O jogo

O Santos não se intimidou com o Estádio Libertadores da América e foi para cima do Independiente nos primeiros minutos. Com as linhas de defesa adiantadas e marcação alta, o Peixe dominou as ações iniciais.

O problema foi a má atuação do trio de ataque, principalmente Bruno Henrique. Gabigol e Rodrygo também destoaram. E com a bola batendo e voltando, os donos da casa se animaram.

A defesa se manteve bem postada, então o rival argentino apostou na bola parada e nas finalizações de fora da área. Meza, Cerutti e Gigliotti levaram perigo dessa forma.

Aos 25 minutos, o Alvinegro teve sua melhor chance, quando Sánchez enfiou ótimo passe para Rodrygo e o atleta foi preciosista, deu um toque a mais e foi cortado por Francisco Silva. Bruno Henrique estava sozinho no segundo pau.

Na segunda etapa, o Santos não conseguiu mais controlar o jogo e viu o Independiente se lançar ao ataque. Para a sorte do time brasileiro, foi mais suor do que qualidade.

A defesa alvinegra se manteve bem postada e o Independiente não criou uma jogada sequer pelo meio. Enquanto isso, o ataque se manteve inerte. Bruno Henrique e Rodrygo erraram quase tudo e foram substituídos no começo do segundo tempo para as entradas de Derlis González e Eduardo Sasha.

A melhor chance do Independiente veio com Gigliotti, aos 24 minutos. Vanderlei não saiu do gol, Cerutti ganhou pelo alto de Victor Ferraz e ajeitou para o centroavante, livre na pequena área, isolar. Na metade final do segundo tempo, os donos da casa seguiram insistindo, mas só assustaram de longe ou em cruzamentos. Aos 31, eles voltaram a ficar perto do primeiro gol.

Silva bateu de fora da área e Vanderlei espalmou para escanteio. No levantamento, Burdisso cabeceou fraco e o goleiro, inseguro, soltou. No rebote, Britez fez falta e não conseguiu marcar.

Aos 36 minutos, Dodô recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Dali em diante, o Santos se fechou na defesa e segurou o empate em Avellaneda.