Grêmio goleia Atlético Tucumán e avança as semifinais da Copa Libertadores

Por Portal Opinião Pública 03/10/2018 - 09:29 hs
Foto: Lucas Uebel / FBPA

 

Atual campeão, o Grêmio está classificado às semifinais da Copa Libertadores. Na terça-feira (2), atuando na sua arena, o time gaúcho goleou o Atlético Tucumán, da Argentina, por 4 a 0, ampliando a vantagem que havia conquistado no duelo de ida das quartas de final, fora de casa.

O Grêmio havia triunfado por 2 a 0 e agora, embora tenha levado alguns sustos na etapa inicial, conquistou uma vitória expressiva, com grande atuação de Luan, destaque do título de 2017 e que teve participação direta nos três primeiros gols da partida desta terça.

Nas semifinais, que tem os meios de semana de 24 e 31 de outubro como datas-base, o Tricolor gaúcho terá pela frente o River Plate, que eliminou o Independiente ao vencê-lo por 3 a 1, também na terça, após empate por 0 a 0 no primeiro duelo. E o time gaúcho vai decidir a vaga na decisão em casa por ter feito melhor campanha na fase de grupos da competição sul-americana.

Antes disso, o Grêmio terá compromissos pelo Campeonato Brasileiro. E o primeiro deles será neste sábado (6), quando o time voltará a atuar no seu estádio, dessa vez diante do Bahia, pela 28ª rodada.

O jogo

O início do jogo na sua arena não foi fácil para o Grêmio. Tendo Thaciano e Matheus Henrique como novidades no meio-campo, em razão das ausências do suspenso Maicon e do lesionado Ramiro, além da entrada de Léo Moura na lateral direita, o time fez um começo franco e até perigoso de jogo.

Carregando uma larga desvantagem, o Tucumán apostou em atuar aberto. E aproveitou o meio-campo pouco marcador do Grêmio para criar chances de gol e dar trabalho a Marcelo Grohe, que fez defesas difíceis. Ao mesmo tempo, porém, o time gaúcho devolvia com vários lances de perigo, especialmente em contra-ataques. E no principal deles até então, aos 27 minutos, viu a bola tocar na rede, mas pelo lado de fora, em finalização de Everton.

Mas não demorou a sair o primeiro gol gremista, que se impôs com a sua velocidade. Aos 35, Léo Moura cruzou, Thaciano chegou com tudo, mas cabeceou sem muita direção. Só que a bola sobrou para Luan, que apenas precisou empurrá-la com a coxa para abrir o placar. E o segundo gol veio antes mesmo do intervalo, após Alisson ser derrubado na grande área pelo goleiro Lucchetti, expulso após consulta ao VAR. Cícero cobrou o pênalti rasteiro no canto direito, fazendo 2 a 0.

Se o primeiro tempo teve sustos para o time da casa, o segundo foi um passeio, em ritmo de treino, com o time não enfrentando muita resistência do Tucumán. E o terceiro gol saiu logo no começo, aos sete minutos. Dessa vez, Luan, com participação direta nos três gols do jogo acionou Alisson, que chutou. A bola bateu em Lamas e Alejandro Sánchez antes de entrar.

Nos instantes finais, o Grêmio chegou ao quarto gol, após o centroavante Jael ser derrubado na grande área por Jonathan Cabral. Jael executou a cobrança aos 46 minutos e fechou o placar em 4 a 0.

Agora, então, o Grêmio fará um duelo de muito peso com o River Plate, o seu terceiro mata-mata com um time argentino na competição – nas oitavas de final, passou pelo Estudiantes.