Grupo teatral apresenta projeto Naveganças em Mauá

Por Portal Opinião Pública 23/10/2018 - 15:32 hs
Foto: Sissy Eiko

 

Desde o dia 8 de outubro, o Grupo Esparrama está circulando pelo Estado de São Paulo com o seu novo projeto – o Naveganças contemplado pelo Edital PROAC nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto, que propõe ao público uma reflexão sobre o imaginário infantil sobre a cidade, marca também a celebração do aniversário de cinco anos do grupo.

O projeto começou com ações no CEU Vila do Sol, em São Paulo e visitou a cidade de São Carlos. A próxima cidade a receber essa grande tripulação de navegantes é a cidade de Mauá, que receberá três ações gratuitas: uma formação de mediação para professores e agentes culturais, a temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação no Teatro Municipal de Mauá de 29 de outubro a 4 de novembro e, também, a apresentação do espetáculo Navegar, no dia 27 de outubro (sábado), às 10h30, no Teatro Municipal de Mauá.

Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo.

Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.

A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.

Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras. Depois de São Paulo, São Carlos e Mauá, o grupo segue com ações nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Sorocaba e Guarulhos. Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar a coexistência das crianças no espaço público e para pensamento da cidade como potencial educativo.