Nove motoristas são autuados em Mauá em blitz da Lei Seca

Por Portal Opinião Pública 04/12/2017 - 11:44 hs
Foto: Repórter Diário

O programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou nove pessoas em operação de fiscalização de Lei Seca realizada entre a noite de sexta (1) e madrugada de sábado (2) em Mauá.

Durante as blitze, realizadas na Avenida João Ramalho, foram fiscalizados 130 veículos. Ao todo, nove condutores foram autuados por embriaguez ao volante. Eles terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão no direito de dirigir por 12 meses.

Dois dos motoristas, além dessas penalidades, também responderão na Justiça por crime de trânsito porque apresentaram índice a partir de 0,34mg de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.

Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “Tolerância Zero”.

Ação Integrada

Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.