A Secretaria Estadual da Educação, sob comando de Rossieli Soares, vai exonerar um terço dos dirigentes regionais de ensino, que comandam grupos de escolas no Estado de São Paulo. Dos 91 gestores atuais, 26 não preencheram os requisitos do novo sistema de seleção para cargos de chefia da Pasta. Outros 8 deixarão o posto para se aposentar.
Chamado de Líderes Públicos, o programa de avaliação baseado em critérios objetivos está sendo implementado pelo governo João Doria (PSDB), que tem como discurso o foco em gestão no setor público aos moldes das empresas privadas.
Em uma primeira etapa, todos os dirigentes apresentaram seus planos de trabalho, elaborados a pedido da nova secretaria. Depois, passaram por uma espécie de “entrevista de emprego”, que avaliou competências, entre elas o perfil de liderança.
Dos dirigentes reprovados no teste da secretaria, 24 estavam no interior, em cidades como Ribeirão Preto, São José dos Campos, Araraquara e Limeira. Na Capital, foram 6, principalmente nas zonas Leste e Sul, além de 4 na Grande São Paulo: Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco e Suzano.
Quem for cortado deve retornar ao cargo de origem ou exercer outra função na rede estadual. “Tem gente que é maravilhosa na parte pedagógica, mas não sabe gerir a parte administrativa”, disse Rossieli.
A cadeira do diretor regional é de livre nomeação e exoneração do governador e do secretário de Educação, mas, segundo Rossieli, com o novo processo não haverá indicação política.
Nesta terça-feira (4), a Secretaria da Educação publica o edital de seleção para preencher as 34 vagas – as inscrições vão desta quinta-feira (6) até 28 de junho. A Pasta pretende ocupar os cargos com os novos gestores em cerca de dois meses.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...