Ecoponto do Jardim Feital é reaberto para a população

Por Portal Opinião Pública 08/08/2019 - 10:09 hs
Foto: Divulgação / PMM
Ecoponto do Jardim Feital é reaberto para a população
Três caçambas para o descarte de entulho e uma para recolher madeira foram disponibilizadas

 

O Ecoponto do Jardim Feital, localizado na Rua José Pedro Corrêa, s/n, foi reaberto nesta terça-feira (6). O local, que já foi ponto de descarte irregular, foi readequado para que os moradores possam levar e descartar corretamente materiais como entulho, madeira e materiais recicláveis. Com a reabertura da unidade, a cidade passa a ter quatro Ecopontos em funcionamento.

Para que fosse reaberta, a unidade de coleta precisou passar por uma readequação estrutural, tanto de espaço quanto de pessoal. Assim, além de caçambas que receberão os materiais descartados, o local também terá funcionários que serão responsáveis pela orientação e organização do espaço. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Clovis Bosquetti, três caçambas para o recolhimento de entulho e uma para descarte madeira irão compor o Ecoponto. Além disso, será possível fazer o descarte de óleo de cozinha nas unidades, evitando assim problemas ambientais.

“O mais interessante é que além dos locais para depositar os materiais recicláveis, agora todos os Ecopontos estão coletando óleo de cozinha, evitando a contaminação do solo e da água na cidade”, disse.

Atualmente, além do Ecoponto do Jardim Feital, outras três unidades estão em funcionamento na cidade. Duas delas estão localizadas no Jardim Zaíra, uma na Av. Guerino Stella, próximo ao nº 357, e outra na Av. Jesuíno Nicomédio dos Santos, esquina com Sebastião Antônio da Silva (Jardim Zaíra 4). O outro Ecoponto está instalado no Jardim Itapeva, na Rua Luiz Pacolla, próximo ao nº 21.

Segundo informações da administração municipal, os materiais recicláveis serão encaminhados para a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá) e a expectativa é de que uma média de quatro a cinco toneladas de materiais, vindas de cada um dos Ecopontos da cidade, passem mensalmente por triagem. Com isso, estima-se que 18 toneladas de materiais recicláveis deixem de ser despejados em aterros sanitários, passem por todo um processo de reciclagem e se tornem outro tipo de mercadoria.

O Ecoponto do Jardim Feital está aberto das 8h às 17h, de segunda a sábado.