Rede de solidariedade

Por Portal Opinião Pública 22/08/2019 - 11:34 hs
Foto: Divulgação

 

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mauá realizou no último fim de semana a primeira edição da Corrida e Caminhada “APAExone-se”, evento esportivo que teve por objetivo a arrecadação de fundos para a manutenção das atividades oferecidas pela entidade. A ação em si acabou sendo um sucesso. Cerca de mil pessoas participaram da iniciativa, entre munícipes e autoridades. Porém, mais do que a arrecadação monetária, a APAE de Mauá pode ter conquistado algo tão ou mais importante: a atenção das pessoas, que podem passar a contribuir não de forma esporádica com a entidade, e sim constantemente.

Em Mauá, assim como em outros tantos municípios, diversas entidades prestam serviços essenciais para a comunidade, atendendo aos mais diversos públicos. Só que, muitas vezes, não conhecemos o trabalho que essas instituições desenvolvem ou sequer sabemos de sua existência. Por esse motivo, ações como a que foi promovida pela APAE são cada vez mais necessárias.

Além do fato de oferecer a oportunidade para que os cidadãos possam contribuir diretamente com uma causa específica, eventos como esse podem ajudar a difundir os projetos dessas entidades, levando informações sobre sua atuação ao conhecimento de muitas pessoas que certamente podem repassá-las para amigos e familiares gerando assim uma rede de solidariedade. Afinal, ajudar ao próximo é algo que muitas pessoas fazem de bom grado.

Certamente, existirão pessoas que após participarem da “APAExone-se” passarão a contribuir rotineiramente com os projetos da APAE, assim como é bem provável que outros que participaram da Corrida e Caminhada estejam ajudando a entidade justamente por terem participado de um evento anterior.

Dessa forma, que esse exemplo possa ser seguido e que outras associações mauaenses possam ter as condições de segui-lo, para que cada vez mais pessoas conheçam sua atuação e contribuam com seu trabalho.