O Grande ABC registrou queda de 97,73% nos casos autóctones (contraídos na cidade de origem) de dengue na comparação entre 2016 e 2017.
A quantidade de vítimas do mosquito Aedes aegypti – que também propaga o zika vírus, chikungunya e febre amarela na área urbana – passou de 1.986 para 45 no período, conforme informações do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado.
A diminuição, entretanto, não quer dizer que a região esteja livre de novos surtos da doença, alertam especialistas. Por isso, a população e gestores públicos devem permanecer em alerta em relação às medidas preventivas.
A dengue continua sendo ameaça para a população, ressalta o médico infectologista do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama Munir Akar Ayub.
De acordo com o especialista, existem quatro tipos de sorologias do vírus causador da doença, sendo que as duas últimas – três e quatro – são raras e só foram observadas fora do País. Entretanto, já foram confirmados registros do tipo dois no Estado de São Paulo, conforme o médico, o que ainda não havia acontecido.
“O vírus sofreu modificação e agora chegou no Estado a dengue de tipo dois, portanto, pode ser que entre os meses de fevereiro e março tenhamos novo surto.” Aqueles que se vacinaram contra o vírus, no entanto, não devem se preocupar, já que a imunização é eficaz para as quatro sorologias.
O especialista explica que em boa parte da população a dengue se manifesta de forma leve, como uma virose, o que faz com que as pessoas não percebam que estão com a doença. “A minoria tem manifestação forte e busca os médicos. Quem pegou a primeira versão da doença está imune a ela, mas não à do tipo dois. Em 2017, tivemos poucos casos de dengue, pois a maioria da população já havia sido contaminada com o tipo um. Agora, com o novo vírus, será um ciclo diferente.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
No Dia do Estagiário, BRK destaca papel do estágio na construção de carreiras
Mauá realiza Dia D da Multivacinação neste sábado (22) em todas as UBSs
GCM de Mauá recupera veículo roubado após alerta do Muralha Inteligente
Corinthians perde para o Cruzeiro na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro
Palmeiras perde de virada para o Fluminense no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro
São Paulo empata com o Coritiba no Morumbis pelo Campeonato Brasileiro
Mauá realiza Dia D da Multivacinação neste sábado (22) em todas as UBSs
Corinthians perde para o Cruzeiro na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...