Mauá vacina 95% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe

Por Portal Opinião Pública 02/04/2020 - 09:18 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Mauá vacina 95% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe
Na última semana, drive-thru da vacinação imunizou pessoas no Paço Municipal

 

A Prefeitura de Mauá anunciou nesta segunda-feira (30), em seu perfil oficial no Facebook, que já imunizou 95% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza e H1N1), ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% dos grupos prioritários. Nesta primeira fase, estão recebendo as doses da vacina os idosos e os trabalhadores da área da saúde.

Na última semana, parte das doses foi aplicada em esquema “drive-thru" – no qual as pessoas não precisavam sair de seus carros para a aplicação da vacina - no Paço Municipal. A medida visava levar mais agilidade ao atendimento, sem expor os pacientes ao risco de contaminação do Covid-19, uma vez que o público-alvo desta primeira etapa da vacinação também se encontra no grupo de maior risco de agravamento de infecção pelo novo coronavírus.

Apesar de já ter atingido a meta do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Mauá ainda espera imunizar 100% dos dois grupos nesta fase inicial, ressaltando que as 22 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) seguem abertas à população que ainda não se vacinou. É necessária a apresentação da carteira de vacinação e de um documento de identidade.

Já a segunda etapa da vacinação contra a gripe começará em 16 de abril, tendo como público-alvo os professores de escolas públicas e privadas e agentes da Segurança Pública. Já em 9 de maio, “Dia D” da mobilização, as doses serão disponibilizadas para crianças de seis meses a seis anos, além de adultos com idade de 55 a 59 anos, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas ou em resguardo, quarentena e em condições especiais.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, já se imunizaram contra a gripe.