Atletas das Coreias do Norte e do Sul desfilam juntos na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Por Portal Opinião Pública 09/02/2018 - 11:03 hs
Foto: Petr David Josek/AP

 

As equipes olímpicas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte desfilaram sob a mesma bandeira pela primeira vez em 12 anos na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, no Sul, nesta sexta-feira (9).

Os atletas dos dois países, divididos desde 1945, exibiram a bandeira com o símbolo da península coreana em azul sobre um fundo branco e em meio a uma sonora aclamação dos cerca de 35 mil espectadores que lotam o Estádio Olímpico.

A bandeira da equipe unificada foi carregada pela jogadora norte-coreana de hockey no gelo, Hwang Chung-gum, e pelo piloto sul-coreano de bobsled, Won Yun-jong.

Cumprimento

Pouco antes do início do desfile das delegações, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e a irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se cumprimentaram em um momento histórico para os dois países.

Depois de Moon e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, serem apresentados ao público e pouco antes de o sul-coreano declarar os Jogos abertos, ambos cumprimentaram os líderes mundiais que estavam na tribuna de honra do estádio olímpico.

Horas antes, em outra situação inédita, Moon e o chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, se reuniram dando um aperto de mãos antes da cerimônia de abertura.