Centrais do Samu no Grande ABC recebem média de três trotes por hora

Por Portal Opinião Pública 19/02/2018 - 11:53 hs
Foto: Secom Maceió / Arquivo

 

Três centrais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) espalhadas pelo Grande ABC receberam, juntas, 1.916 trotes por mês durante o ano passado, o equivalente a 64 casos por dia e quase três por hora.

O índice representa 10,1% do total de ligações recebidas por profissionais da Saúde que atuam no atendimento ao serviço nos municípios de Santo André (responsável por São Caetano), São Bernardo e Mauá (que inclui Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).

De janeiro a dezembro do ano passado, foram registrados 226.905 chamados às centrais do Samu na região. Destes, 23.003 eram trotes. Embora o índice tenha apresentado queda de 28,06% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram identificadas 31.974 ‘ocorrências inventadas’, o trote pelo 192 segue interferindo de maneira direta no atendimento destinado às pessoas acidentadas ou com quadro grave de Saúde, já que deixa telefone e profissional ocupados enquanto eles poderiam estar sendo usados para atender casos reais.

Na região, os trotes interferem diretamente no tempo de resposta ao usuário que liga no Samu. A espera, que pode demorar até 14 minutos no caso de Mauá, poderia ser reduzida em até 30%, segundo coordenadores do serviço, ou seja, para dez minutos.

Em âmbito estadual, a prática pode render multa de até R$ 1.727,29 para o autor da ligação falsa. Porém, segundo prefeituras, no ano passado nenhum responsável por trotes foi punido.

A justificativa para tal indicador está relacionada ao perfil do autor da ligação, muitas vezes crianças menores de 10 anos.