Editorial - Uma nova fase em Mauá

Por Portal Opinião Pública 03/12/2020 - 11:34 hs
Foto: Leandro Laranjeira / Divulgação

2021 será um ano de muitas novidades para os mauaenses devido ao resultado das eleições municipais. Sai o atual prefeito, Atila Jacomussi, e entra o agora prefeito eleito Marcelo Oliveira, o que por si só já representa uma grande mudança no espectro político municipal, afinal, Oliveira foi um ferrenho opositor de Jacomussi nos últimos quatro anos. Ou seja, a expectativa é de que haja mudanças na forma como a cidade é conduzida.

Obviamente ainda é muito cedo para se fazer prognósticos e não é possível afirmar se as mudanças serão positivas ou negativas. O prefeito eleito ainda assumirá o cargo e precisará fazer uma avaliação do atual momento de Mauá para, aí sim, conduzir sua gestão tentando solucionar cada desafio que apareça. E eles serão muitos.

Portanto, é preciso dar algum tempo para começar a cobrar resultados e melhorias. O que não significa, é claro, que os eleitores não devam acompanhar muito de perto como o novo chefe do Executivo irá trabalhar. Muito pelo contrário. É a função de cada morador da cidade saber o que se passa com o lugar em que vivemos. Se por um lado não se pode cobrar resultados imediatos porque muitas mudanças levam tempo para ocorrer, por outro não se pode deixar de fiscalizar os atos daqueles que foram eleitos por meio da preferência popular. O prefeito e os vereadores não governam para aqueles que os elegeram e sim para a sociedade como um todo.

Se a partir do próximo ano o município terá um novo líder, isso ocorreu por vontade da população. Portanto, caberá a ela se manter atenta à forma como a cidade será conduzida.