Completando 66 anos, Mauá apresenta desafios para nova administração

Por Portal Opinião Pública 10/12/2020 - 10:03 hs
Foto: Jornal Opinião Pública

Após completar 66 anos nesta terça-feira (8), Mauá está a poucas semanas de começar um novo ciclo, com uma nova gestão bastante renovada. Menos de um mês após a realização do primeiro e do segundo turno das eleições municipais, a cidade já vê desenhado um novo panorama em relação a sua representação política. Na Câmara Municipal, 16 novos parlamentares assumirão suas cadeiras na Casa, uma renovação de aproximadamente 70% em comparação a última legislatura. Já no majoritário, o vereador Marcelo Oliveira (PT) saiu vencedor da disputa pelo Paço Municipal contra o prefeito Atila Jacomussi (PSB), que buscava a reeleição. Entretanto, tanto os vereadores quanto o novo prefeito precisarão encarar uma série de desafios no município.

Para tocar a cidade em seu primeiro ano de mandato, o petista terá uma verba de R$ 1,2 bilhão, aprovada no início do mês pela Câmara Municipal. E segundo o prefeito eleito, será necessário pedir auxílio aos governos Estadual e Federal para garantir o repasse de mais verbas ao município.

Especificamente sobre as áreas que mais geram preocupação nos mauaenses, a Saúde, a Geração de Emprego e Renda e o Transporte Público têm estado no topo da lista, ainda mais com as duas primeiras sendo bastante afetadas devido a pandemia de Covid-19. Já setores como a educação, cultura e lazer, são outros que deverão sofrer com os reflexos do coronavírus.

Na Saúde, as principais críticas da população nos últimos anos são referentes a pouca infraestrutura de vários equipamentos públicos e dos problemas relacionados a falta de médicos e de um melhor atendimento. Questionado pelo Jornal Opinião Pública em entrevista durante a campanha no primeiro turno, Marcelo Oliveira já havia dito que a melhora do setor só poderia ser alcançada com “compromisso com a vida e com a população de Mauá”.

No setor de geração de empregos na cidade, a preocupação gira em torno da falta de oportunidades para a população local. Mesmo tendo um dos principais pólos industriais da região, Mauá vem tendo dificuldades em atrair novas empresas para a cidade e, com isso, gerar empregos para os munícipes. Programas que ajudem os jovens a se qualificarem para o mercado de trabalho também são pedidos dos cidadãos.

Já em relação ao transporte público, a questão infraestrutura volta a ser uma das maiores reclamações dos munícipes. Para muitos mauaenses, o terminal rodoviário central precisa ser completamente revitalizado, assim como os terminais localizados em alguns bairros da cidade. A diminuição do tempo de espera entre os ônibus, especialmente nos horários de pico, também faz parte das demandas da população, bem como a integração do terminal rodoviário com a CPTM.

Porém, a lista de desafios não pára por aí. A disponibilização de mais vagas em creches e a construção de novas unidades escolares municipais, a presença mais ostensiva de unidades da GCM (Guarda Civil Municipal) nos bairros para garantir a segurança dos cidadãos, a construção de novos equipamentos de esporte, cultura e lazer e a revitalização dos que já existem, o aumento da fiscalização em áreas de risco para evitar a ocupação irregular e a melhora nos serviços públicos como limpeza de ruas, praças, bueiros, piscinões, e a realização de manutenção periódica nas redes de iluminação pública e nas ruas e avenidas do município, com operações tapa-buracos, também estão na lista de demandas dos mauaenses.

Em seu aniversário de 66 anos, Mauá mostrou que deseja mudanças e melhorias em vários segmentos. Vejamos como elas serão conduzidas daqui para frente.