Reino Unido proíbe viajantes brasileiros e de outros 15 países devido a nova variante do coronavírus

Por Portal Opinião Pública 14/01/2021 - 16:49 hs
Foto: Freepik

O ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, anunciou nesta quinta-feira (14) que o Reino Unido não permitirá o desembarque de viajantes de 16 países – inclusive o Brasil – em seu território a partir desta sexta-feira (15). A justificativa é baseada nas evidências de uma nova variante do coronavírus encontrada no Brasil. Ontem, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson havia afirmado que o país estava estudando formas de se proteger desta nova variante. 

Além dos brasileiros, pessoas naturais da Argentina, da Bolívia, de Cabo Verde, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Guiana Francesa, da Guiana, do Panamá, do Paraguai, do Peru, de Portugal, do Suriname, do Uruguai e da Venezuela estarão proibidas de viajar para o Reino Unido. A exceção de Cabo Verde e Portugal, todos os países fazem parte da América Latina. 

Ainda segundo Shapps, a proibição de viagens de portugueses para o Reino Unido se dá devidos às “fortes ligações do país com o Brasil” e serve para diminuir os riscos de importação de infecções. Já Cabo Verde, que é um arquipélago localizado próximo à costa da África Ocidental, foi colonizado por Portugal e fica no caminho entre a Europa e a América do Sul, no Oceano Atlântico. 

Mesmo com a proibição do desembarque de viajantes portugueses no Reino Unido, haverá uma permissão especial para o transporte de mercadorias consideradas essenciais entre os dois países. 

A medida anunciada por Shapps, porém, não é válida para cidadãos britânicos que desejam voltar ao país ou para pessoas que tenham autorização de residência no Reino Unido. Entretanto, caso esses passageiros tenham estado em algum dos 16 países da lista, será necessário passar por um isolamento obrigatório de dez dias.