Mauá inicia vacinação contra a Covid-19; primeira vacinada é auxiliar de enfermagem de 72 anos

Por Portal Opinião Pública 20/01/2021 - 11:11 hs
Foto: Edu Guimarães / Divulgação

 

A cidade de Mauá iniciou, nesta terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19. A auxiliar de enfermagem Francisca das Chagas e Silva de Lima, de 72 anos, foi a primeira pessoa a receber o imunizante no município, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Zaíra.

O ato foi acompanhado pelo prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT) e pela secretária de Saúde, Célia Bortoletto.

Francisca é uma das enfermeiras mais antigas da rede municipal de Mauá, onde atua há pelo menos 33 anos, sendo que os últimos 36 foram dedicados ao trabalho na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Lídia. Coube ao enfermeiro Rodrigo Antunes Pinheiro, com mais de 17 anos trabalhando na área da Saúde, aplicar a vacina.

Marcelo Oliveira comemorou o início da vacinação na cidade. “Essa é uma data muito importante para nossa cidade e um passo definitivo para combater o novo coronavírus. Ainda há muito a ser feito por todos nós até chegar ao fim da pandemia. Mas, graças a Deus, iniciamos essa vacinação que nos enche de esperança”, afirmou.

Inicialmente, Mauá recebeu 4.760 doses para imunizar profissionais de saúde, número que é considerado insuficiente para vacinar esse público, que é de pelo menos 11 mil pessoas, segundo relatório emitido após a campanha de vacinação da H1N1, realizada em Mauá.