Número de leitos de UTI em Mauá será ampliado em 50% a partir da próxima semana

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 11:07 hs
Foto: FUABC / Divulgação

A partir da próxima semana, o Hospital Nardini terá um aumento no número de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), como forma de atender os pacientes diagnosticados com quadros graves de Covid-19. Ao todo, 10 novos leitos serão disponibilizados na unidade de saúde, o que amplia em 50% a oferta atual. O anúncio foi feito pela Prefeitura da cidade na noite desta quarta-feira (20), após reunião do comitê de enfrentamento à doença do governo, criado no início da nova gestão pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) e depois do hospital atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI, segundo a administração municipal. 

De acordo com a Prefeitura, os dez novos leitos serão instalados no quarto andar do hospital. O local está preparado desde a semana passada, quando a Prefeitura pediu junto ao governo estadual um financiamento para aumentar a quantidade de leitos. 

Com o avanço no número de casos de Covid-19 em toda a região, a construção de um novo Hospital de Campanha na cidade também está na pauta do governo municipal, como tentativa de desafogar a rede pública. No momento, o prefeito Marcelo Oliveira solicitou a realização de um estudo de viabilidade econômica para erguer o equipamento. “Nossa prioridade é salvar vidas. E vamos fazer todo o esforço neste sentido”, afirmou. 

Outra novidade anunciada pelo comitê é que a cidade divulgará uma ampliação nas medidas restritivas a partir de sexta-feira (22). A iniciativa deverá ocorrer independente da reclassificação de fases da região do ABC no Plano São Paulo, que está sendo estudada pelo governo do Estado. 

Ações já iniciadas 

Desde o início do novo mandato no município, a Prefeitura de Mauá criou um comitê para gerenciar a crise envolvendo a pandemia e combater o avanço do coronavírus, embora o aumento considerável no resultado de internações neste período já fosse esperado por especialistas em razão das festas de fim de ano. 

Segundo a atual gestão, equipes da Vigilância Sanitária percorrem diariamente diversos pontos estrategicamente selecionados a fim de verificar o cumprimento das regras estipuladas no Plano de Prevenção para Combate à Covid, inspecionando e fiscalizando o cumprimento dos protocolos sanitários, como garantir o distanciamento social, evitar aglomerações, manter as mãos sempre limpas e usar máscara corretamente. A administração municipal aponta que nos primeiros 15 dias de gestão, foram executadas mais de 250 inspeções ativas na região central, Jardim Pilar (Avenida Portugal e adjacências), corredores comerciais Parque das Américas, Parque São Vicente, Jardim Zaíra, Itapark, Itapeva, Jardim Oratório, Camila, Vila Mercedes e Vila Assis, entre outros. 

A cerca de 15 dias, a GCM (Guarda Civil Municipal) também iniciou uma série de intervenções na Avenida Portugal, um dos principais pontos de encontro da população, durante os fins de semana. Os corredores centrais da via, que servem de estacionamento, por exemplo, são fechados a partir das noites de sexta-feira e liberados somente na manhã de segunda-feira para evitar a aglomeração. 

Além disso, outras ações específicas foram realizadas em bairros da cidade. No último fim de semana, a GCM interrompeu a realização de um baile funk com quase 600 pessoas no Jardim Zaíra. 

Já as unidades de atendimento médico – Hospital Nardini, UPAS, unidades de saúde – e locais públicos de grande circulação de pessoas, como o terminal de ônibus, passaram por processo de higienização em uma tentativa de se eliminar o vírus, que sobrevive por horas e até dias em determinadas superfícies.